terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Pequenos erros, grandes desastres...

Bom, hoje efetivamente vou começar a abordar assuntos relacionados à informática, como dicas e relatar erros cometidos por técnicos descuidados e despreparados.
Hoje, em especial vou relatar um caso que aconteceu comigo. Estou desenvolvendo um sistema de controle de locações e reservas para uma loja que aluga trajes aqui na região. Já com boa parte do programa funcionando, fui instalar o sistema no computador do cliente, para ver oque está faltando e oque deve ser modificado. Como eu só iria ter tempo para fazer isso à tarde, resolvi levar o sistema no meu pen drive, ao invés de um CD. Fiz alguns testes em dois micros diferentes, para garantir que estava tudo 100%. Ao chegar na casa do cliente, “espetei” meu pen drive numa das portas USBs frontais e apareceu uma mensagem na tela dizendo que o dispositivo não foi reconhecido. Pensei ser um problema no Windows (sempre um suspeito...), mas ao tirar o pendrive do computador, notei que ele estava demasiadamente quente. Testei nas outras portas e nada... Chegando em casa, testei em meu computador e descobri que o pendrive não estava mais funcionando. Então me lembrei de algo que li na internet sobre portas USB ligadas incorretamente. Na semana seguinte levei o sistema num CD e levei um dispositivo chamado USB Tester, que havia comprado naquela semana. Ao testar as portas frontais do micro descobri que o “técnico” inverteu os fios das duas portas USB frontais. Não sei como o "gênio" conseguiu fazer isso, mas ele fez... Um leigo certamente poderia cometer um erro desses, mas um profissional da área. Certamente ele nem leu o manual de instruções da placa-mãe e muito menos testou as portas USB frontais.

Abaixo vocês verão uma foto que foi tirada de uma manual da placa-mãe ASUS K8N. Nessa foto aparece claramente como devem ser ligados os fios nos conectores. Mesmo sendo o manual escrito na língua inglesa, é muito fácil de entender, pois é um inglês bem técnico e há figuras bem claras.
Recomendo a todos que comprarem um microcomputador, que solicitem um teste das portas USB frontais na sua frente, pois é bem melhor que queimar um pen drive ou uma câmera fotográfica digital sua, não é?


Foto do manual de instruções


Foto dos conectores internos das portas USB


Foto do micro do Cliente (led vermelho indica inversão dos fios...)


Foto do meu micro (led verde indica que está tudo OK!)
Posted by Picasa

Um comentário:

Paulo Luis Steinhauser disse...

Comentário teste. Apenas verificação de funcionamento...