sábado, 9 de fevereiro de 2008

Configurando rede sem fio sem Access Point no Windows SP SP2

Conectar dois computadores através de um cabo de rede sem o uso de um concentrador (Hub ou Switch) é relativamente fácil, tendo-se em mão um cabo Cross-Over e é claro, se as respectivas placas de rede estiverem funcionando. Mas nem sempre isso acontece, pois, por exemplo, que tem um notebook dificilmente vai andar por aí com um cabo de redes dentro de uma bolsa...

Se há a necessidade da troca de dados ou compartilhamento de recursos entre dois equipamentos equipados com rede sem fio num local onde não há um Access Point há a possibilidade de montarmos uma rede sem fio no modo ad hoc.

Bom, provavelmente não interessa para a maioria das pessoas como uma rede dessas funciona, então não vou entrar muito nos detalhes operacionais da mesma, mas vou explicar de modo bem resumido como proceder para criar uma rede ad hoc entre dois equipamentos que tenham o recurso de rede sem fio e tenham instalado o sistema operacional Windows XP SP2.

Primeiramente vamos configurar o primeiro equipamento:

  • Verifique se todos os drivers de rede sem fio estão instalados corretamente nos dois equipamentos.
  • Agora você deve clicar com o botão direito do mouse no adaptador de rede sem fio que se encontra em Conexões de Rede e clique em Propriedades. Clique na guia Redes sem Fio.
  • Surgirá uma nova janela e nesta existe uma caixa de diálogo, logo abaixo desta caixa de diálogo existe um botão onde cujo rótulo é Adicionar, clique nesse botão.
  • Na guia (ou aba) Associação, digite o nome da rede sem fio ad hoc em Nome da rede (SSID), no meu caso digitei PLS AD HOC.
  • Selecione a caixa de seleção Esta é uma rede computador a computador (ad hoc). Essa caixa de seleção se encontra no canto inferior da janela. Logo acima existe outra caixa de seleção, Chave fornecida automaticamente, você deve tirar a seleção da mesma para poder configurar a chave manualmente.
  • Em Autenticação de Rede, clique em Aberta(o). Em Criptografia de dados, clique em WEP.
  • Em Chave da rede, digite a chave WEP. Redigite a chave WEP em Confirmar chave da rede. Aqui utilizei a seguinte chave: 20b3cde687fe8f289ba23ee871
  • Em Índice de chaves, selecione 1.
Vai ficar mais ou menos assim:
  • Clique em OK para salvar as alterações feitas na rede sem fio.
  • Clique em OK para salvar as alterações feitas no adaptador de rede sem fio.

Agora se você clicar em Exibir redes sem fios disponíveis (isso em conexões de rede) deverá aparecer a rede que você acabou de criar. Veja se no outro equipamento também aparece como disponível essa rede, se estiver tudo OK, conecte o outro equipamento à rede, não se esquecendo da chave para a conexão, que deve ser a mesma que foi utilizada para a sua criação.

Outras configurações podem ser feitas, como estabelecer um IP manualmente, entre outras coisas, que serão abordadas posteriormente.


REFERÊNCIAS

MICROSOFT. Configurando redes sem fio IEEE 802.11 com Windows XP para residências e pequenas empresas. Disponível em: < http://www.microsoft.com/brasil/security/guidance/prodtech/winxp
/wifisoho.mspx >. Acesso em: 09 FEV. 2008.


Um comentário:

Doushura disse...

I read this article
here