domingo, 13 de julho de 2008

Configurando o Word 2007 - Parte 1

Se você passou pela mudança do Office 2003 ou anterior para o Office 2007, talvez tenha tido dificuldades de entender o que fica onde, certo? Pois é, comigo aconteceu isso no início... Depois de descobrir onde ficam os recursos que usava constantemente, ainda tinha a necessidade de configurar um monte de coisa toda vez que abria o Word. Por exemplo, a fonte default do novo Office é o Calibri, tamanho 11, ao invés de nosso tão querido Times New Roman 12. É, talvez seja um pouco de exagero, mas o problema é que se você tem que entregar um trabalho da faculdade há a necessidade de definir a fonte para Times New Roman ou Arial. Outro problema encontrado por mim e por muitos de meus amigos e colegas foi a extensão do arquivo, que mudou de .doc para .docx, e toda vez que houver a necessidade de salvar o arquivo na extensão anterior, o usuário tem que escolher a opção salvar como...

Então vamos começar a alterar algumas coisinhas no Word 2007!

Primeiramente vou dar uma alterada no visual do programa, pois acho que uma cor que dê mais contraste fica mais legal do que aquele azul padrão, que é demonstrado na figura a seguir:



Para fazer essa alteração, vá naquele círculo no canto superior do Word e clique sobre o mesmo. Irá aparecer aquela tela onde pode-se criar novo documento, salvar o atual e blá-blá-blá. Mas o que interessa para nós no momento é o ítem "Opções do Word".


Clique sobre essa opção e verá que irá abrir uma janela com muitas opções de configuração do software, algumas muito úteis, outras nem tanto. Para alterar as cores do Microsoft Word clique em "Mais Usados" e altere o "Esquema de Cores".


Infelizmente não há muitas opções de cores... Eu optei pelo preto, e o visual do Word ficou assim:


Ok! Isso é fácil e também não ajuda muito a vida do usuário, então vamos partir para algo que possa ser um pouco mais útil, como salvar o os documentos diretamente com a extensão .doc.

Se você ainda não entendeu porque salvar o arquivo com uma versão anterior, digamos que é por causa da compatibilidade. Resumindo, se você salvar um arquivo com a extensão docx e tentar abrir numa versão anterior do Word vai ter uma linda surpresa, o arquivo não vai abrir. Obviamente a Microsoft lançou algum plugin (lê-se "pluguin") para que as versões mais antigas do Office reconheçam esse novo formato de arquivo, mas é difícil alguém se lembrar de instalar isso, então não vamos contar com a sorte...!!!

Na mesma janelinha de "Opções do Word" existe um item "Salvar". Clique sobre ele e aparecerá algumas opções, mas o que nos interessa é a primeira, que é "Salvar arquivos neste formato", e escolha a opção "Documento do Word 97-2003 (*.doc)".


Também sugiro que você adicione mais itens no menu de acesso rápido do seu Word, como "abrir", "visualizar impressão", e outros que são utilizados constantemente. Para isso, vá em "Personalizar", e adicione todos os itens desejados.


Finalmente vamos redefinir a fonte padrão do Word, o que poderá ser bem útil futuramente. Para isso, vá na área destinada a fonte e clique naquela setinha que aparece bem no canto inferior direito, ou pressione CTRL + D (que é bem mais simples...). Altere a fonte para o formato que você deseja e clique no botão "Padrão", verifique se é realmente o tipo de fonte que você quer definir como padrão e clique no botão "Sim" caso esteja tudo OK.


Bom, isso deve ser útil para alguém que assim como eu "apanhou" um pouco com a nova versão do Office...

Caso queiram sugerir o tema do meu próximo post, fique a vontade!

Abraços!!!


10 comentários:

enkasulado disse...

Caramba!
Muuuuuuuito obrigada pelas dicas!
Na verdade o que estava me chateando nesse novo word( por incrível que pareça) era padronizar o tamanho da fonte.

UFAAAAA! rsrs

Parece bobagem, mas estava me tirando do sério abrir o word e ver que não saia da fonte 11, 11, 11.. affffffff. Fiz de tudo! até consegui mudar o estilo para times, mas o tamanho da fonte continuava lá..11,11.

A última coisa que pensei foi visitar o google para que "ele" resolvesse meu problema...rsrs não deu outra..depois de algumas visitinhas...achei esse maravilhoso blog! Caso resolvido! rsrs.

Muito obrigada! do fundo do coração.

fique bem.

Paulo disse...

Olá Karine!

Eu que agradeço o comentário!!!

Qualquer coisa, entre em contato!

Abraços!!!

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas, foram de grande valia para mim.
Abraços, Anderson.

Anônimo disse...

Muito obrigado, Paulo. Eu sempre me irritei ao usar o word e, apesar das medidas serem muito simples, não conseguia ver onde mudar. Abraço. Cledinaldo

Paulo disse...

Obrigado pelos comentários, Anderson e Cledinaldo.

Qualquer dúvida, é só falar...

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта pauloluis.blogspot.com

Anônimo disse...

Paulo, vc conseguiu me passar as informações de modo preciso.
Agradeço demais.
Tenho outra dúvida: estou digitando no word e de repente a digitação muda sozinha de linha e se eu não estiver prestando atenção me estraga todo o trabalho. Se puder me ajudar...

Paulo disse...

Olá Piscari!

Agradeço a sua visita e seu elogio, é muito gratificante ver que algo que eu tenha escrito esteja sendo útil para alguém.

Bom, quanto ao seu problema, é bem estranho. Já aconteceu de mudar de linhas enquanto eu digitava, e certamente isso é um inconveniente, ainda mais quando as palavras acabam se misturando. Mas em todas as vezes que isso aconteceu se deu em virtude de má confiruração no sistema, ou quando eu troco de computador, pois acabo esbarrando em teclas indevidas. Mas assim, se quiser, me passe o problema mais detalhado, tipo quando isso contece, como acontece...

Att: Paulo

ftsampa disse...

Paulo

Até este mes de junho vinha usando o Office 2003. Resolvi então instalar o Office 2007 Student que havia comprado e fiquei com receio de instlar. Tive menos dificuldade do que esperava mas, para alterar as configurações, principalmente a fonte, estva apanhando muito até que encontrei este seu artigo. Problema resolvido. Tenho 74 anos, 25 anos de Word, e irrito-me com as frescuras dos programadores da MS. Uma delas foi a troca da fonte padrão. Obrigado por sua ajuda e parabéns pelaclareza com que escreve.

Paulo disse...

Olá!!! Eu que agradeço a visita ao meu blog e ainda mais pelo comentário.

Concordo plenamente que a cada versão aparecem novas ferramentas que ao invés de auxiliar, acabam nos confundindo.

Att.: Paulo Luis