sábado, 19 de julho de 2008

Inserindo sumário automaticamente com o Word 2007

Sem dúvidas uma das coisas mais chatas na elaboração de um trabalho semestral ou de um TCC é a criação do sumário manualmente. Mas para que passar horas tentando fazer uma coisa que não vai ficar lá aquelas coisas se há a possibilidade de automatizar o processo?
Pois é, apesar da Microsoft ter feito um monte de produtos no mínimo duvidosos, o Office 2007 veio com um bom conjunto de ferramentas para agilizar os trabalhos. No Word por exemplo temos ferramentas que facilitam a nossa vida no que diz respeito a criação de sumário. Obviamente recursos semelhantes já haviam nas versões anteriores, mas é na versão 2007 que fica realmente fácil de trabalhar.

Vejamos um exemplo bem prático. O documento abaixo inicialmente não possui um sumário, como dá para perceber.


Bom, o primeiro passo, após definir todos os capítulos é criar um estilo para determinado tipo de título. Para tanto, clique com o botão direito sobre o texto que irá para o sumário, como no caso abaixo, a introdução, que se tornou o primeiro capítulo do trabalho (não vamos discutir metodologia aqui, pois alguns professores querem que a introdução seja um capítulo e entre no sumário e outros não...), escolha a opção "Estilos" e "Salvar Seleção como Novo Estilo Rápido".



Deve aparecer uma janelinha como a que está na figura a seguir. Nomeie o estilo de forma que seja fácil de diferenciar depois...


Se você quiser, pode clicar no botão "Modificar..." e alterar algumas configurações, como alinhamento, tamanho e tipo de fonte, espaçamento entre linhas, entre outros.


Depois de personalisar seu estivo clique em "OK" para voltar ao corpo do texto.

Repita esse procedimento para todos os níveis que tiver no seu trabalho, no caso eu tive 4 níveis de título. Não se esqueça das normas para configurar cada nível! No exemplo a seguir, a justificativa se enquadra no nível 2, pois é "1.1". Se você não entendeu essa parte, aconselho a ler um bom livro de metodologia antes mesmo de começar o trabalho...


Agora que já definiu os níveis, é só aplicar esses níveis para os outros títulos que se enquadram na mesma configuração. Como anteriormente foi criado um estilo para "Justificativa", que é do nível 2, para aplicar esse mesmo estilo aos outros elementos do nível dois é muito simples, selecione o respectivo texto e clique no estilo que todas as configurações valerão para esse título também. No caso, a "Hipótese", que tem numeração "1.2" receberá as características da "Justificativa", ou melhor, vai receber as características do estilo criado para o elemento "Justificativa". Não entendeu? Tente algumas vezes que vai dar certo... O importante é utilizar a lógica, se o trabalho terá quatro níveis, terá quatro estilos!



Agora vem a parte mais interessante e fácil, a criação do sumário. Vá na aba "Referências" - "Sumário" - "Inserir Sumário", como mostra a figura a seguir:


Aparecerá então uma janela como a seguir:


Nessa tela você pode alterar algumas configurações. Eu alterei o número que está em "Mostrar níveis" de 3 para 1, para que o sumário fique todo alinhado a esquerda, ou seja, com todos os títulos começando na mesma distância da borda da página.


Para completar o nosso "esforço", clique no botão "Opções..." e irá surgir uma tela como a mostrada a seguir:


Lembra-se dos estilos criados? Pois é, para aparecerem no sumário você deve colocar o número "1" na caixa de texto a direita do estilo. Dê um OK e vai aparecer essa janelinha:


Agora clique no botão "OK" dessa telinha e pronto, o seu sumário estará criado!


Viram como é simples? Pois é, pelo menos isso não é difícil na elaboração dos trabalhos... hehe!!!

Abraços!

21 comentários:

Euclides Britto disse...

Ja que conseguiu colocar uma lista de até quatro divisões. Estou com uma dúvida como eu faço para colocar a seguinte numeração como título 4 automático?

O item é I.1.1.1.

Não consigop colocar essa numeração em automático e nem aparece no sumário. Se puder me ajudar meu e-mail: euclides_britto@hotmail.com.

Jean de Lima disse...

Cara, muito obrigado pela dica. O professor ensinou isso no curso, e o pessoal do meu grupo pegou porque eu estava fazendo uma pesquisa... Só que deixaram a responsabilidade do sumário comigo. Foi de grande ajuda esse seu tutorial. ^^

Mais uma vez, obrigado!

Thais disse...

Economizei muito tempo depois de aprender a fazer o sumário....que maravilha...

Unknown disse...

Olá, já criei os níveis só que quando atualizo o sumário ele sópuxa os tíulos até o 3º nível.
Pode me ajudar?
Obrigada.
nasci.nasci@hotmail.com

paulo disse...

Muito bom esse tutorial, ajudou muito !!!

Paulo disse...

Obrigado a todos os que comentaram as postagens, espero que tenham conseguido atingir seus objetivos sem mais problemas...

Att.: Paulo Luis

Unknown disse...

Eu estava quebrando minha cabeça para fazer o sumário do meu TCC... me sentindo derrotada pelo word! hahaha você me ajudou demais, muito obrigada!!!

Paulo disse...

Oi Camila!!!

Que bom que meu post tenha lhe auxiliado em algo! Certamante, o TCC é uma parte muito importante da graduação e além disse, é algo que geralmente demora um pouquinho... hehe!!! Mas enfim, é divertido...

Agradeço pela visita e em especial, pelo comentário... Qualquer coisa entre em contato, se tiver algua dúvida, conte comigo...

Att.: Paulo Luis Steinhauser

Anônimo disse...

Oi interessante este site está bem desenvolvido.........boa:)
Adorei Continua deste modo !

Paulo disse...

Obrigado!!!

Prof. Jazon Pereira disse...

Posso estar atrasado para meu comentario, mas nao posso deixar de faze-lo.

Valeu mesmo paulo, muito interessante seu post, assim é que conseguimos aprender alguma coisa, pois quando alguem sabe e divide tudo fica muito mais fácil.

Valeu mesmo!

Paulo disse...

Olá Prof. Jason!

Obrigado pelo comentário, e qualquer dúvida, entre em contato que faço alguma postagem em relação a alguma dúvida recorrente a algum assunto.

Att.: Paulo

JCXAVIER disse...

MUITO BOM, ISSO ME AJUDOU BASTANTE, OBRIGADO

Babita disse...

E quando fazemos o sumário, e ele inclui todo o texto no sumário.... nao sei o que estou fazendo errado.... :-(

Paulo disse...

Ola Babita! Agradeço a visita!!! Bom, veja se o que está selecionando é apenas o que quer que vá para o sumário ou se tem parte de texto junto. Qualquer coisa crie um novo documento para ir testando e ver o que acontece. Boa sorte!!!

Paulo disse...

Ola Babita! Agradeço a visita!!! Bom, veja se o que está selecionando é apenas o que quer que vá para o sumário ou se tem parte de texto junto. Qualquer coisa crie um novo documento para ir testando e ver o que acontece. Boa sorte!!!

Sr (a). Tomasella disse...

Olá, já criei os níveis só que quando atualizo o sumário ele só puxa os tíulos até o 3º nível.
Pode me ajudar a colocar também o 4 nivel?
Obrigado.
tomasella_rc@yahoo.com.br

Renato disse...

Renatoggyn18@hotmail.com

Paulo disse...

Olá! Bom, o quarto nível teoricamente é igual aos outros três, ou seja, a mesma forma de fazer. Veja se o estilo do quarto nível está OK nomeie o mesmo de forma que fique fácil de visualizar, pois ao inserir o sumário, não se pode esquecer de selecionar todos os níveis criados anteriormente.

Estou enviando por e-mail um texto que alterei agora para ver estava tudo funcionando, e veja que os níveis vão de Teste_1 ao Teste_4.

Agradeço a visita e ao comentário. Qualquer coisa é só dar um toque.

Att.: Paulo Luis Steinhauser

' Indi disse...

Quebrei minha cabeça com outros tutoriais por aí, mas o seu foi minha salvação!
Obrigada *--*

Paulo disse...

Obrigado pela visita ao meu blog, em especial pelo comentário!!!