sábado, 26 de julho de 2008

Cuidados com senhas e outras informações em seu computador 1

Navegar na grande rede de computadores chamada Internet é sem dúvidas muito interessante. Porém alguns cuidados devem ser tomados em relação à segurança, principalmente se estiver-mos utilizando um computador que é compartilhado com mais pessoas. Nesses casos é interessante desativar alguns recursos como "memorizar senhas" que são oferecidos pelos navegadores como Internet Explorer (que vou chamar de IE daqui em diante) e Firefox. Outro cuidado que deve ser levado em consideração é quanto a gravação das conversas do msn, que muitas vezes deixamos ativado para lembrar do que estávamos falando na última conversa, mas que em alguns casos, pode se tornar um grande problema, como veremos adiante.

Primeiramente vamos falar do IE. Esse navegador, como a maioria das pessoas que possui um conhecimento mais aprofundado em informática sabe que não é lá aquelas coisas em se tratando de segurança. Já tive problemas ao utilizar esse navegador e depois daquele episódeo, só o utilizo em casos que não há outra alternativa. Mas vamos ver que perigos você corre no computador local, sem considerar ataques externos (que são mais freqüentes que você imagina). Para ver algumas coisas interessantes que você pode descobrir que seu navegador está gravando como arquivo temporário, vá em "Ferramentas" - "Opções da Internet", como na figura abaixo:


Clicando nessa opção, vai aparecer a janelinha "Opções da Internet". Dentro dessa tela temos algumas opções, dentre as quais, dentro de "Histórico de navegação" estão: "Excluir" e "Configurações". Se você clicar em configurações, vai aparecer mais uma janelinha, como na figura que segue:


Provavelmente você notará que há algumas opções de configuração, e a que está marcada por padrão é "Automaticamente". Sugiro que se você compartilha seu computador com mais alguém, marque a opção "Nunca", pois aí não serão gravados os arquivos temporários que facilitam um pouco nossa vida mas em mãos erradas, podem ser um tanto quanto problemáticos. Quer ver esses arquivos? Fácil, clique em "Exibir Arquivos" que aparecerá todo o conteúdo da pasta de arquivos temporários que citei anteriormente.


Vá em frente e abra alguns desses arquivos, talvez ficará surpreso com o conteúdo dos mesmos...

Bom, mas se você utiliza o Firefox, há um outro problema que deve ser considerado, a possibilidade de visualizar as senhas armazenadas durante a utilização desse navegador se a opção de memorização de senhas estiver ativada. Vamos dar uma olhadinha onde estão essas informações?


Primeiramente você pode notar que o Firefox é muito mais "configurável" do que o IE, e mais agradável de utilizar também. Mas vamos ao que interessa. Vá em "Ferramentas" - "Opções...".


Clicando em "Opções", aparecerá uma janelinha com o mesmo título, onde há muitas opções de configurações, que não serão tratadas aqui. Vá na aba "Segurança" e clique no botão "Senhas memorizadas". Vai aparecer mais uma janelinha entitulada "Senhas Memorizadas", como na imagem abaixo. Se você clicar em "Exibir senhas" verá todas as senhas gravadas pelo navegador. Obviamente essa figura eu não posso disponibilizar no blog... hehehe!!!


Para se livrar desse inconveniente, desmarque a opção "Memorizar senhas de sites". Agora terá que informar manualmente suas senhas, mas reduz o risco de alguém conseguir suas senhas...

Para finalizar, vamos tratar do msn. Acho que todo mundo que utiliza esse software sabe que por "default" ele grava todas as conversas dos usuários. Eu gosto muito disso, pois às vezes temos que recorrer a esse recurso para nos lembrar-mos do que estávamos conversando em outra ocasião. O problema é se você tem conversas que não podem de forma alguma chegar nas mãos (ou olhos...!!!) de outra pessoa. Há muitos casos de pessoas que se deram muito mal por alguém bisbilhotar suas conversas no msn, principalmente casais... ah, deu para entender né!

Vamos ver onde está isso? Na tela principal do Windows Live Messenger clique em "Ferramentas" - "Opções".


Na janela que segue, escolha a opção "Mensagens" e veja se em "Histórico de menssagens" a opção "Manter um histórico de minhas conversas automaticamente" está marcado. Se estiver, todas as suas conversas estão sendo gravadas, caso contrário isso não está acontecendo. Se achar mais prudente, desmarque essa opção...


O caminho onde os arquivos estão sendo gravados pode ser visto no campo editável (edit) abaixo de "Salvar minhas conversas nesta pasta". Se você quiser dar uma olhadinha no que tem em seu computador, vá no caminho indicado nesse edit.


Como são todos arquivos com extensão "xml", é só clicar sobre os mesmo e ver o seu conteúdo.

Bom, espero que tenham prestado atenção a essas dicas que parecem sem muito valor, mas conhecimentos em relação a segurança de informações sempre são de grande valia, em especial no período em que estamos vivendo.

Abraços...!!!

Nenhum comentário: