quinta-feira, 24 de julho de 2008

Resetando um Palm Tungsten E2

Hoje vou explicar em que situções em que se deve dar um reset no hardware e de como fazê-lo num Palm Tungsten E2.

Primeiramente devo dizer que esperava mais do sistema operacional Palm OS, pelo menos que ele fosse mais estável que o nosso tão conhecido Windows. Obviamente não dá para comparar um sistema operacional para dispositivos com tamanhas limitações com um sistema operacional que rode num desktop, mas dar erro em quase toda aplicação nova que se tenta instalar, isso já é demais! Até porque no caso tanto o hardware quanto o software (no caso, o sistema operacional) são desenvolvidos pela Palm, então os dois deveriam funcionar harmoniozamente, mas parece que travam uma luta constante um contra o outro, ainda mais se instalar-mos aplicativos de terceiros.

Mas deixando esses "detalhes" de lado, vamos ver quando há a necessidade de dar um reset no hardware. Creio que essa deva ser a última alternativa, uma vez que esse tipo de reset apaga todos os dados contidos no aparelho, como se fosse uma formatação ou melhor, é uma formatação de um tipo de memória não volátil. Pois bem, digamos que você tenha instalado algum programa novo no Palm como um jogo, por exemplo, e quando foi tentar acessar o dito cujo, o aparelho lhe mostra uma mensagem dizendo que ocorreu um erro e que deve ser reiniciado. Se ocorrer a reinicialização sem maiores problemas, tudo bem. Pode-se remover o programa que está causando o conflito. Mas o problema é se o sistema operacional entrar em "loop", ou seja, toda vez que tenta inicializar, mostra uma mensagem de erro e pede para reiniciar. Esse é o caso mais típico em que há a necessidade de um reset de hardware ou reset físico. Para tanto, siga os seguintes procedimentos:

  • Use a caneta que acompanha o Palm e insira a mesma no buraquinho onde se encontra o botão "Reset", como mostra a figura:
  • Ainda com o "Reset" pressionado, pressione também o botão "Power", que se encontra na parte superior do aparelho (veja botão verde da foto). Fique pressionando os dois botões por uns 10 segundos e solte primeiramente o botão "Reset", seguido logo após pelo "Power".
  • Siga os procedimentos indicados na tela do próprio aparelho que "provavelmente" ele irá funcionar. Lembrando que todas as configurações e dados serão perdidos (menos os que estiverem no cartão de memória).

Bom, essa é uma dica simples mas que deve ser considerada para quem possui uma aparelho tão "temperamental" quanto um Palm.

Abraços!

17 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho 3 palm top desses tungsten E2, 2 eu consegui formatar sem nenhum problema, ja o terceiro não tem jeito, quando eu faço o procedimento descrito acima, ele simplesmente reinicializa ao inves de formatar, por favor me ajude

Anônimo disse...

eu tenho 3 palm top desses tungsten E2, 2 eu consegui formatar sem nenhum problema, ja o terceiro não tem jeito, quando eu faço o procedimento descrito acima, ele simplesmente reinicializa ao inves de formatar, por favor me ajude

Paulo disse...

Ok!
Mas o que motivou o problemas nos 3 Palms foi algum software em comum instalado em ambos???
No caso dos 2 em que vc conseguiu formatar, qual o procedimento utilizado?
Quanto a ese que não está funcionando, o procedimento de Hardware Reset foi feito de maneira correta e em tempo adequado (como no meu caso 10 segundos?).

No aguardo de mais detalhes...

Att.: Paulo

Anônimo disse...

Olá...Realizei esse procedimento de reset no meu palm, mas ele não amntém o palm ligado....qdo termino de resetar ele desliga! O que vc acha q devo fazer!? Se puder me ajudar agradeço!
Att...
Alessandra

Paulo disse...

Olá Alessandra!

Bom, estranho o seu palm não ligar... Se vc pressionar o botão de ligar ele nem dá sinal de vida ou aparece algo na tela? No caso do reset, ele nem tenta voltar a tela de inicialização do sistema para mostrar a mensagem de erro? Ele simplesmente desliga após dar o hardware reset? O carregamento da bateria está funcionando normal?

No aguardo...

Anônimo disse...

puxa! Valeu mesmo! Em plena era iphone que eu fui comprar um palm. Na verdade, comprei porque foi um preço muito bom e tava bem conservado. O problema é esse erro que vive acontecendo quando eu vou acessar justamento os dcumentos. O que faço?

Att.

Marcos

Paulo disse...

Opa Marcos!

Pois então, depende, já desse um reset físico nele? Os arquivos que você está tentando acessar estão num cartão de memória ou no próprio PALM? E esse problema ocorre ao utilizar determinado software? É interessante fazer o backup dos documentos (caso não estejam corrompidos), dar um reset no aparelho, baixar novamente os softwares necessários e instalar. Não instale nada que nã seja necessário, pois como disse, o sistema operacional é mais instavel do que imaginei.

Abraços.

Anônimo disse...

na onde eu faso o download do realplay para meu tungsten E2, eu desistalei dele, e nao acho mais onde baixa, me ajudemm

Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo disse...

Tente em

https://www.real.com/realcom/palmVersionRedirect?palmVersion=1.6.0

ou algum site especializado em softwares para palm, caso tenha dificuldades, eu devo ter uma cópia aqui...

Abraços!!!

Anônimo disse...

Oi!
Tenho um palm TX e estou com um problema... tenho uns dados armazenados no memorando e quando tento abrir, o palm reseta automaticamente e não consigo acessar os dados.
Vc sabe como pode resolver este problema?
Grata
Clarissa clarissadio@yahoo.com

Paulo disse...

Oi Clarissa. Bom, se os dados encontran-se no cartão, salve esses dados em outro lugar e formate o cartão. Se os dados estão no próprio equipamento, levando em consideração que deve estar havendo algum problema de dados corrompidos, aí o é complicado. Se os dados corrompidos são do aplicativo, baixe ele novamente. Se for do SO, um reset no hardware pode ajudar, mas vai zerar tudo. Se for problema nos teus dados, o negócio é complicado...

Qualquer coisa entre em contato.

Abraços!!!

Unknown disse...

oi eu quero saber como posso faser um hard restart no meu palm sprint, ele não tem botão trazeiro de restart nem botães de navegador (cima,baixo,direita e equerda), o botão de power ta parte superior do telfone o que fasso?

Paulo disse...

Bom dia! Tente o que diz o tutorial do link a seguir: http://yourbusiness.azcentral.com/hard-reset-sprint-palm-20233.html

Att.: Paulo

Unknown disse...

tem como colocar jogos , apps e ficar conectado a internet??? me respondam pfvr!!! bjs

Paulo disse...

Boa noite!

Primeiramente agradeço o contato.

Bom, quanto ao PALM em questão, existem jogos para ele sim, mas não espere muita coisa, pois o equipamento não conta nem com muita memória muito menos com um processador que seja indicado para isso, e outro problema é encontrar games para ele, uma vez que com o Sistema Operacional Android bombando atualmente, não tem muita gente que tem interesse para fazer software específico para PALM OS, eu já tive essa experiência de fazer um programa para o PALM OS mas complica nos gráficos...

A questão da Internet, sim é possível conexão. Se o seu dispositivo não contar com Wireless, vai ter que ser por cabo o Bluetooth, utilizando um computador para com Windows, conectado a Internet e com um software específico que possibilitará a comunicação entre ambos e a conexão com a internet. Mas se for um T2, posso dizer, é devagar quase parando...

Bom, qualquer coisa entre entre em contato...

Att.: Paulo Luis

Unknown disse...

Realizei todo o procedimento correto mas meu Palm não restou o que pode ter acontecido..