sábado, 2 de agosto de 2008

Problemas com reconhecimento de seu pendrive?

Saudações!

Após alguns dias afastados de minhas postagens, por motivos pessoais, profissionais e ainda, por problemas de saúde, hoje venho falar sobre um assunto que muitas pessoas têm dúvidas, o não reconhecimento de um disco removível, no caso um pendrive, pelo computador. Você o "espeta" na porta USB e nada acontece, e você sente certa vontade de jogar fora o pendrive ou ainda, quebrar o computador. Mas calma, isso pode ser alguma configuração do Windows!

Trabalhando com essa hipótese, a da configuração do sistema operacional, vamos direto para o que realmente interessa, a possível solução para o inconveniente. Siga os passos abaixo que provavelmente você obterá êxito na sua operação:

Inicialmente, clique com o botão direito do mouse em “Meu Computador”. Escolha a opção “Propriedades” e clique sobre a mesma.



Clique sobre a aba “Hardware” e posteriormente no botão “Gerenciador de dispositivos”.


Procure “Unidades de disco”. Clique no sinal de “+” para ver todas as unidades de disco encontradas no computador. No meu caso, o pendrive conectado foi detectado com sucesso, pois os drivers foram instalados automaticamente na primeira utilização do mesmo. Mas acontece que em algumas vezes isso não ocorre, e aí temos que instalar manualmente esse driver. Se há problemas de driver, geralmente é indicado por um ponto de interrogação, como o que podemos ver na imagem em “Outros dispositivos...”.


Clique com o botão direito sobre a unidade de disco com problemas de reconhecimento e escolha a opção “Atualizar driver...”.


Surgirá a janela de “Assistente para atualização de hardware”. Dentre as três opções disponíveis marque a última, que está escrito “Não, não agora” (já que se tentar fazer um Windows Update numa hora dessas você só vai perder tempo) e clique em “Avançar”.


Na próxima janelinha, marque (ou deixe marcada) a primeira opção, que é “Instalar o software automaticamente (recomendável)”. Clique em “Avançar”.


Como no meu caso o driver estava atualizado, não houve atualização alguma, mas se o caso for diferente aí, a atualização ocorrerá de forma simples e rápida, sem stress (teoricamente). Clique em concluir para finalizar o processo.


Retire o pendrive e coloque-o em seguida, agora ele deve ser detectável ao seu sistema operacional. Se isso não acontecer, você está com mais problemas do que pensa... hehe!!!

Bom, por hoje é isso, estou no meio de um backup e a rede está muito lenta agora...

Abraços!!!

5 comentários:

EL disse...

Este blog do meu amigo Paulo é perfeito, pois acaba sendo um aliado nas duvidas do dia a dia relativas à informática. Particularmente as dicas sobre reconhecimento do pendrive foram muito úteis!!!Um grande abraço amigão!!!!

Cesar disse...

Paulo e se no momento da listagem das unidades de disco ja não aparecer o Pen drive???

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Cesar!

Pois bem, não aparece nas unidades de disco, correto? Se o pendrive estiver funcionando e a porta USB estiver em pleno funcionamento, e ainda, o sistema operacional sem maiores problemas, veja se não está listado em "Outros Dispositivos" e mande atualizar os drivers...

Qualquer coisa entre em contato...

Att.: Paulo Luis

Arth Informática disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Lucas

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado Lucas. Pode deixar que vou dar uma olhada no seu site para ver os cursos oferecidos.