sábado, 2 de agosto de 2008

Problemas com reconhecimento de seu pendrive?

Saudações!

Após alguns dias afastados de minhas postagens, por motivos pessoais, profissionais e ainda, por problemas de saúde, hoje venho falar sobre um assunto que muitas pessoas têm dúvidas, o não reconhecimento de um disco removível, no caso um pendrive, pelo computador. Você o "espeta" na porta USB e nada acontece, e você sente certa vontade de jogar fora o pendrive ou ainda, quebrar o computador. Mas calma, isso pode ser alguma configuração do Windows!

Trabalhando com essa hipótese, a da configuração do sistema operacional, vamos direto para o que realmente interessa, a possível solução para o inconveniente. Siga os passos abaixo que provavelmente você obterá êxito na sua operação:

Inicialmente, clique com o botão direito do mouse em “Meu Computador”. Escolha a opção “Propriedades” e clique sobre a mesma.



Clique sobre a aba “Hardware” e posteriormente no botão “Gerenciador de dispositivos”.


Procure “Unidades de disco”. Clique no sinal de “+” para ver todas as unidades de disco encontradas no computador. No meu caso, o pendrive conectado foi detectado com sucesso, pois os drivers foram instalados automaticamente na primeira utilização do mesmo. Mas acontece que em algumas vezes isso não ocorre, e aí temos que instalar manualmente esse driver. Se há problemas de driver, geralmente é indicado por um ponto de interrogação, como o que podemos ver na imagem em “Outros dispositivos...”.


Clique com o botão direito sobre a unidade de disco com problemas de reconhecimento e escolha a opção “Atualizar driver...”.


Surgirá a janela de “Assistente para atualização de hardware”. Dentre as três opções disponíveis marque a última, que está escrito “Não, não agora” (já que se tentar fazer um Windows Update numa hora dessas você só vai perder tempo) e clique em “Avançar”.


Na próxima janelinha, marque (ou deixe marcada) a primeira opção, que é “Instalar o software automaticamente (recomendável)”. Clique em “Avançar”.


Como no meu caso o driver estava atualizado, não houve atualização alguma, mas se o caso for diferente aí, a atualização ocorrerá de forma simples e rápida, sem stress (teoricamente). Clique em concluir para finalizar o processo.


Retire o pendrive e coloque-o em seguida, agora ele deve ser detectável ao seu sistema operacional. Se isso não acontecer, você está com mais problemas do que pensa... hehe!!!

Bom, por hoje é isso, estou no meio de um backup e a rede está muito lenta agora...

Abraços!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Este blog do meu amigo Paulo é perfeito, pois acaba sendo um aliado nas duvidas do dia a dia relativas à informática. Particularmente as dicas sobre reconhecimento do pendrive foram muito úteis!!!Um grande abraço amigão!!!!

Unknown disse...

Paulo e se no momento da listagem das unidades de disco ja não aparecer o Pen drive???

Paulo disse...

Olá Cesar!

Pois bem, não aparece nas unidades de disco, correto? Se o pendrive estiver funcionando e a porta USB estiver em pleno funcionamento, e ainda, o sistema operacional sem maiores problemas, veja se não está listado em "Outros Dispositivos" e mande atualizar os drivers...

Qualquer coisa entre em contato...

Att.: Paulo Luis

Paulo disse...

Obrigado Lucas. Pode deixar que vou dar uma olhada no seu site para ver os cursos oferecidos.