sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Enviando e recebendo mensagens na rede via DOS

Saudações!!!

Hoje vou abordar um assunto que a maioria dos usuários de microcomputadores não sabe, a possibilidade de enviar mensagens numa rede local via prompt de comando. Se bem que a maioria dos novos usuários nem sabem como se utiliza ou ainda que existe esse tal de prompt de comando. Já o pessoal que conviveu algum tempo com o saudoso DOS (digo isso porque o DOS não apresentava tantos problemas quanto ao o Windows, embora as dificuldades e limitações eram enormes!!!) e ainda se lembra de alguns comandos, sabe do que estou falando.

Tudo bem, a questão que pode ser levantada é a seguinte: por que mandar mensagens via prompt de comando se existem vários outros softwares para comunicação em rede??? A resposta é esta: digamos que você está em uma rede doméstica ou ainda em uma empresa que não se pode instalar esses ditos programas ou que o administrador de redes bloqueou as portas que esses programas utilizam, aí você pode recorrer a esse método!

Primeiramente há a necessidade de habilitar e iniciar um serviço chamado "Mensageiro". Para isso, vá em "Iniciar" - "Configurações" - "Painel de Controle"


Já dentro do Painel de Controle do Windows, escolha a opção "Ferramentas administrativas".


Para alguns usuários essas ferramentas são completamente desconhecidas, mas posso afirmar que pode-se encontrar várias infomações sobre o funcionamento (ou falhas) do Sistema Operacional e Softwares bem como a configuração de muitos parâmetros, como veremos adiante.
No momento escolha a opção "Serviços":


Agora procure o serviço chamado "Mensageiro" e dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o mesmo:


Ao clicar sobre ele aparecerá a janela que segue:


Por padrão o Mensageiro está desativado. Altere o Tipo de inicialização para "Automático", isso faz com que ele inicie junto com o Windows.
Tudo bem, mas o Mensageiro ainda está desativado até que se reinicie o computador ou faça o que descreverei no próximo passo: clique com o botão direito sobre o Mensageiro e escolha a opção "Iniciar", isso fará com que o Mensageiro seja iniciado naquele momento, sem a necessidade de reiniciar o computador.


Agora com o Mensageiro já iniciado entra a parte mais interessante, o trabalho com o prompt de comando...!!!
Vá em "Iniciar" - "Executar" e digite "cmd" (sem as aspas).


Surgirá então uma tela do prompt de comando, como segue:


Na figura a seguir executei alguns comandos bem simples, os quais vou explicar separadamente:

  • cd\ Esse comando faz com que o prompt trabalhe diretamente no diretório raiz, mas isso não vem ao caso agora e até pode ser ignorado, mas fica um pouco mais "legível".
  • ipconfig Esse comando é necessário para descobrir o número IP da máquina em que se está trabalhando, mas obviamente existem outras formas de se descobrir esse número, mas como estamos trabalhando no promt, aproveitamos para fazer tudo lá mesmo. No caso específico, esse comando me retornou que o meu "Endereço IP" dentro da minha rede é 10.1.1.3. Como se percebe, apesar de meu notebook ter três conecções de rede, somente uma está conectada, e é justamente por essa conecção que irão trafegar os dados pela rede e é esse número que irá identificar meu notebook dentro da rede (0 10.1.1.3, já o 10.1.1.1 é o Gateway padrão, ou seja, meu modem roteador).



Bom, todos os passos acima indicados devem ser feitos em todos os computadores da rede em que se deseja utilizar o serviço de "Mensageiro". A ativação do serviço teoricamente só precisa ser feita uma vez, ficando apenas a parte do prompt de comando necessária cada vez que se deseja utilizar o serviço. Obviamente se o números IPs da rede não forem alterados e se o usuário souber o IP das máquinas para as quais deseja enviar recados, a parte do "ipconfig" pode ser descartada, mas na minha opinião não custa nada digitar uma linha a mais...
Agora dê um "cls" no prompt para limpar todas essas informações, pois se torna muito ruim trabalhar com a tela muito carregada de caracteres...

Para enviar a mensagem digite "net send" + número IP da máquina para qual a mensagem se destina (no caso 10.1.1.3, que é a própria máquina que enviou a mensagem, mas poderia ser outra qualquer que tivesse em rede e com o serviço Mensageiro ativado) + corpo da mensagem (que foi "teste de envio de mensagem através do Net send").



Se tudo correr bem, abaixo da linha de comando que você executou irá aparecer a mensagem: "Mensagem enviada com êxito para 10.1.1.3" (ou qualquer outro IP que você utilizou).
Já na máquina que recebeu a mensagem irá surgir uma janela como segue:



É um processo bem simples que quase não é utilizado, mas às vezes pode ser muito útil.

Espero que esta postagem tenha contribuído em algo para algum leitor.

Abraços e até ++!!!


22 comentários:

Diogo disse...

Muito bom o post, to tentando usar na rede que eu trabalho !

Anônimo disse...

Ola Amigo esse sistema nao é meio perigoso ou seja no caso de abrir vunerabilidade do windows? ou ate mesmo posso enviar mensagem mesmo eu tendo ip dirente na rede devido eu usar um Roteador? so essas duvidas e parabens exelente poste gostei muito vlw.

Paulo disse...

Opa amigo anônimo (hehe)! Assim, o serviço do mensageiro por si só não é perigoso, até porque alguns outros serviços se utilizam dele para alertar o usuário. Muita gente, com receio, desativa o serviço, mas a própria Microsoft recomenda a instalação e configuração de um firewall para bloquear o NetBIOS e o tráfego RPC em vez de desativar o serviço Mensageiro.
O serviço foi feito para trabalhar dentro de uma rede. Esse roteador trabalha com faixas de IP diferentes?

Luiz S.J.Campos _SP disse...

Otima dica mas no meu casonão consigo ativar porque o mensageiro não aparece na relação de serviços em Ferramantas Administrativas .Por que será ? Algo em haver com o pach 3 do Windows ?

Paulo disse...

Opa Luiz!

Olha, estou com o Windows XP SP3 e o mensageio está no mesmo lugar, não sei exatamente oque ocorre aí... Mas tente ir em "Iniciar" - "Executar" e digite "%SystemRoot%\system32\services.msc /s" (sem as aspas). O caminho do executável do mensageiro é "C:\WINDOWS\system32\svchost.exe -k netsvcs"

Qualquer coisa, é só dar um toque...

Vlw!!!

Unknown disse...

excelente essa dica Paulo!
só uma dúvida..
no windows 7 não acho o servico "mesageiro" na janela serviços.
será que existe modo alternativo para ativar?

Paulo disse...

Opa Arthur!

Pois então, vou verificar isso e que tiver uma resposta, postarei aqui...

Abraço!

ωεℓℓιиgтoи oℓιvειяα disse...

Poxa cara que legal essa informação viu... pois nos foruns todo mundo só ensina como mandar utilizando o comando... agora sei porque não estava funcionando. porque eu não ativava o mensageiro... bacana parabéns pelo blog.

Paulo disse...

Obrigado Wellington.. É, na maioria dos lugares onde encontramos informações faltam alguns detalhes, que na maioria das vezes seria interessante aparecerem...

Anônimo disse...

Cara Parabens!!!

Eu amo a Praia Grande disse...

Olá Paulo, parabéns a dica é muito importante pois estou tentando usar esse método na empresa que trabalho, assim que eu conseguir lhe aviso.

Valeu !!! Carlos - Praia Grande/SP

Paulo disse...

Obrigado Carlos!!!

Pois é, uma dica bem simples mas que as vezes ajuda...

Qualquer coisa, dá um toque...

Abraços!

Anônimo disse...

Paulo
como eu faço isso com windows 7.

Paulo disse...

Bom, no Win 7 não temos mais o serviço mensageiro, então tente o comando relativo a "msg", que na verdade ainda não testei pois na máquina utilizo, tem Linux instalado... Mas quando eu puder, e testo e vejo os comandos certinhos...

Anônimo disse...

Meu amigo quero saber o seguinte tenho uma pequena rede de informatica compartilho minha internet com mas 4 pessoas assim que eu enviar uma mensagem para a pessoa essa mensagem irá abrir todas as vezes que a pessoa ligar o Pc ? ou ele só funciona com o Pc da pessoa ligado e tem como aumentar deixar em um tamanho maior ?

Paulo disse...

Olá!

Que concidência, também tenho uma pequena rede e compartilho minha internet... hehe!!!

Bom, mas assim, é você que tem os equipamentos de rede, certo?

Quanto ao questionamento, infelizmente só funciona se o micro que irá receber a mensagem estiver ligado e se o serviço de mansageiro estiver rodando em ambas as máquinas. Mas como eu disse, esse meio não é comumente utilizado, o ideal, já que é você que tem a rede e provavelmente não está restringindo a execução de alguns softwares em rede e nem está bloqueando portas que esses softwares utilizam, é utilizar algum programa para isso, claro que vai ter que instalar de mesma forma nos micros, mas pelo menos não terá esse inconveniente. Quanto ao tamanho da mensagem, este é limitado sim...

Abraços...

Fernando Martins disse...

Olá, Meus parabéns pelo seu trabalho, precisei deste serviço a 3 anos atraz, como não achei nenhum material que que ajudou de fato, desisti e usei outras ferramentas para tal. Agora precisei novamente deste serviço e felizmente encontrei a resposta certa, clara e objetiva. Grato pela ajuda, grande abraço.

Gessé disse...

Olá Amigo Paulo Luis Steinhauser....
Muito Obrigado
me ajudou bastente!
Valeu mesmo!!!
eu segui o passo-a-passo na minha rede interna numa escola de informática e uso para Advertir guando algum aluno faz alguma coisa indevida ex: abrir msn ou entrar na internet...

Anônimo disse...

valeu, mesmo
mas se eu quiser enviar uma mensagem para vários computadores em rede, eu só preciso colocar todos os ips, ou o nome da rede ??

Anônimo disse...

valeu, mesmo
mas se eu quiser enviar uma mensagem para vários computadores em rede, eu só preciso colocar todos os ips, ou o nome da rede ??

Unknown disse...

muito bom o conteudo;
estou tendo um problema pois tenho alguns computadores com Xp e outros com 7...
nao esta dando certo, sabe como devo proceder

Paulo disse...

Bom dia Gabriel. No Win 7 tem a opção MSG, porém como o NET SEND que está presente no Win XP não existe no Win 7, não testei se há a possibilidade de fazer com que os dois sistemas se comuniquem.

Att.: Paulo Luis