terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Problemas com modem D-Link DSL-2640T

Saudações!!!

Hoje ao dar uma passada no meu local de trabalho (apesar de estar de férias!!!), me deparei com a reclamação de um colega que citou a dificuldade em fazer o seu modem D-Link DSL-2640T funcionar e acabei lembrando que recentemente adquiri um do mesmo modelo no qual gastei alguns neurônios (e cabelos...!!!) para fazer funcionar. O estranho é que eu já tinha um modem do mesmo modelo funcionando perfeitamente na minha casa e realmente não entendi o que estava acontecendo, pensei que fosse problema de hardware, porém a indicação nos leds parecia normal. Na verdade eu já estava quase pedindo para trocar o aparelho, mas aí lembrei de um detalhe, verificar o firmware. O modem antigo era acessado pelo IP 10.1.1.1, já o novo com o IP 192.168.1.1 e comparando as versões dos firmwares, descobri que era exatamente a mesma versão, que é a que está na próxima imagem:



Então se as versões eram iguais, não custava nada eu tentar atualizar o arquivo config.bin do modem com problemas.


Primeiramente fiz o backup do arquivo config.bin do modem que estava ok no meu computador. Posteriormente instalei o outro router na minha rede e susbstituí o citado arquivo existente e depois salvei as alterações e reiniciei o modem, e agora, o modem estava funcionado normalmente.

Um detalhe é que todas as configurações do modem antigo foram herdadas pelo novo, incluindo as informações de provedor e senhas e a chave de criptografia do Access Point. O IP de acesso 192.168.1.1. também foi substituído pelo 10.1.1.1.

Então, possivelmente essa solução é válida para outros casos, uma vez que já funcionou em dois casos idênticos.

Abraços!!!

Nenhum comentário: