quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ativando os Scripts no IE

Uma coisa que eu acho um tanto quanto paranóica é a desativação dos Scripts de páginas web pelo navegador. Digo isso porque desenvolvo websites e muitos dos recursos visuais, de validação de dados e outros são desenvolvidos em JavaScript.

No Internet Explorer, principalmente nas versões mais antigas (como a 6), muitos recursos vêm desativados, o que acabam por causar alguns transtornos. Hoje por exemplo, fui demonstrar como funcionava a validação dos campos da página "Contato" do site que estou fazendo e a entidade de onde testei essa validação estava utilizando o navegador Internet Explorer 6(se podemos chamar o Internet Explorer de navegador...) . Como ainda não fiz a validação no servidor com PHP e os Scripts estavam desativados no IE, tive a "felicidade" de ver o envio de campos em branco para o e-mail, sem nenhuma verificação quanto ao preenchimento de dados obrigatórios e sem a validação do endereço de e-mail. Sei que para alguns leitores isso pode não ser muito significante, mas pode ter certeza que é.



Digamos que os campos do formulário acima forem enviados sem nenhuma informação, do que adiantaria criar um "fale conosco"?

Pois bem, essa já é uma justificativa para que os Scripts estejam ativados. Então agora vamos ver como ativar esses Scripts no navegador mais problemático que conheço, o IE.

Primeiramente vá no menu "Ferramentas" e escolha a opção "Opções da Internet".



Abrirá uma nova janela, na qual você deve escolher a aba "Segurança", como mostra a figura abaixo. Dentro dessa aba clique no botão "Nível personalizado..."



No IE 7, procure pela seção entitulada "Script". Nessa seção encontre "Script ativo" e certifique-se de que a opção "Habilitar" esteja selecionada, caso não esteja, selecione-a.


Já no IE 6, é ainda mais simples, pois há menos opções, então deixe ativado como mostra a figura que segue:


Pronto! Agora teoricamente as funções JavaScript irão funcionar, digo isso porque se você está utilizando o Internet Explorer existem muitas variáveis que podem não funcionar...

Bom, com isso encerro esta postagem, mas dando uma dica, não dependa somente do IE, pois existem muitos outros navegadores melhores e mais confiáveis do que ele, como é o caso do Firefox.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário: