terça-feira, 30 de junho de 2009

Limpando e resetando uma impressora Epson C43

Saudações caros leitores!

Nessa postagem vou comentar sobre um problema que tive recentemente com minha impressora Epson C43.

A maioria das pessoas desconhece, mas a Epson utiliza um contador de ciclos nas suas impressoras, e atingindo o limite de ciclos especificados, o equipamente pára de funcionar, os leds começam a piscar alternadamente e é exibido uma mensagem na tela computador surge a seguinte tela:



Isso é mais ou menos equivalente a dizer "leve sua impressora para a assistência técnica!". Mas será que é necessário mesmo? E por que aparece essa mensagem estranha?

O que acontece é o seguinte, no interiror da impressora existe um reservatório que serve para armazenar a tinta que sai dos cartuchos durante o período que ela fica parada, quando se faz uma limpeza de cabeças de impressão via software entre outros, ou seja, serve para guardar a tinta deperdiçada. Para que a impressora voltasse a funcionar, bastaria a utilização de um software que dá um reset no contador, mas aí corre-se o risco de haver muita tinta no reservatório e uma hora começar a transbordar. Então a melhor alternativa seria mesmo antes de resetar, desmontar e limpar o equipamento.

Primeiramente vou apresentar o equipamento, para quem não está familiarizado com o modelo da impressora, é esta que se encontra nas fotos a seguir:



Eu, como usuário dessa impressora, posso afirmar que ela tem uma boa qualidade de impressão, mas nada de extraordinário, ou seja, não dá para montar uma gráfica utilizando tal equipamento... Imprime fotos satisfatoriamente, em papel fotográfico, é claro! Aguentou bem a impressão de meus dois TCC's, onde eu imprimi cerca de 600 páginas (4 cópias de um TCC e mais 2 do outro). Mas obviamente tem seus problemas, como a baixa velocidade de impressão, a necessidade de limpeza das cabeças constantemente, o ruído alto durante a impressão, a utilização de cabo paralelo e por aí vai... mas funciona... hehe!!!

Tudo bem, agora que a impressora já foi apresentada, vamos ao trabalho!

Obviamente que para começar o serviço eu tive que tirar a “carcaça” da impressora, tarefa que me custou um bom tempo. Não que seja assim tão difícil, mas como eu nunca tinha desmontado um dispositivos desses e infelizmente não encontrei nenhum tutorial de como exatamente se faz isso, observei tudo em busca de parafusos ou encaixes. Não encontrando nenhum parafuso, iniciei forçando os 3 engates visíveis na parte posterior do aparelho, que podem ser vistos na imagem a seguir:


Mesmo assim a carcaça estava firmemente presa ao restante da impressora. Tomando cuidado para não quebrar nenhum encaixe, fui forçando as laterais da mesma, e encontrei os outros engates, e posso afirmar, que é complicada a primeira vez, pois sempre há o receio de quebrar algo...

Carcaça solta, pude visualizar o interior da impressora, como podemos ver nas próxima fotos:




Até aí tudo bem, certo? Pois então, comecei a limpeza na placa de metal onde o carrinho de impressão se desloca. Ali geralmente fica um pouco de tinta, mas nada assustador, porém é bom dar um limpada de vez em quando, até porque é um local de fácil acesso.

Nessa região utilizei alguns lenços de papel, se bem que papel toalha sairia mais barato, mas como não tinha...

O segundo local de limpeza foi onde o carrinho de impressão fica parado quando não está em funcionamento, e é onde acontece a limpeza das cabeças de impressão. Para tanto, tive que deslocar o carrinho para a esquerda, e assim conseguir chegar às peças existentes ali.


Tive que se tomar muito cuidado dessa parte em diante, pois não seria nada interessante danificar algum componente interno, principalmente algo relacionado às cabeças de impressão.

Depois de feita a limpeza dessa parte, recoloquei o carrinho de impressão na posição de “descanso”, também com muito cuidado.

Pois então, até agora nada de muita sujeira, mas calma, vamos chegar nessa parte... hehe!!! Por falar nisso, se por acaso alguém quiser se aventurar a fazer essa limpeza, vou dar um conselho muito, mas muito importante: use luvas!!! Não que isso seja necessário, mas se você não quiser gastar horas tentando lavar as mãos, uma luva (daquelas que se compra nas farmácias) é muito indicado.

Siga aquela mangueirinha branca que sai do lugar onde a cabeça de impressão estaciona e chegará à parte mais suja, que é o reservatório da tinta desperdiçada, localizado na parte de trás da impressora, como pode ser visto nas fotos a seguir:



Os feltros até podem ser removidos sem tirar a parte de alimentação de papel da impressora, mas como a limpeza tem que ser feita também no reservatório, há a necessidade de remoção de peças que atrapalhem o trabalho.

Esse suporte é encaixado e preso por dois parafusos, um localizado próximo à fonte de alimentação e outro na lateral da impressora, em uma das engrenagens.

Retirado o suporte, o próximo passo foi retirar os quatro feltros e lavá-los. Primeiramente tentei utilizar um recipiente com água e detergente, mas como foi só colocar um dos feltros e a água ficar preta, decidi lavar em água corrente.


Olha que nessa parte gastei um bom tempo e alguns litros de água! Segurando o feltro com uma luva (obvimante, caso contrário minhas mãos ficariam muito sujas), lavei um a um debaixo de uma torneira. Nunca imaginei que pudesse existir tanta tinta dentro deles... hehe!

Depois de lavá-los cuidadosamente, coloquei-os dentro de um recipiente, e como podemos ver na foto que segue, houve mudanças significativas...


Com essa parte limpa, faltava deixar os feltros enxutos. Para isso, coloquei-os dentro de uma centrífuga (não é o mais indicado, mas como eu estava com pressa e sabia que os componentes estavam limpos, foi uma maneira de acelerar o processo), e deixar o secar o restante no dia seguinte.

Também ainda faltava limpar o reservatório de tinta, onde os feltros ficam localizados. Nessa parte do processo recorri novamente aos lenços de papel, já que estava sem papel toalha... Nas fotos que seguem, pode-se ver a diferença do ante e depois da limpeza:



Com tudo limpo, comecei a recolocar os componentes no lugar, iniciando pelos feltros, passando para a parte de alimentação de papel e por último a carcaça.





Mas antes de montar a carcaça, fiz o reset do contador interno da EEPROM da impressora, utilizando para isso o software russo SSC Service Utility v4.30, que funciona em praticamente todas as versões do Windows, abrange muitos modelos de impressoras Epson, estejam elas ligadas na porta paralela ou USB, e ainda, é grátis!

Não consegui na primeira tentativa pois tive problema de comunicação entre a impressora e o computador, mas na segunda tentativa, consegui zerar o contador e o equipamento voltou a funcionar.


Acabado a montagem, foi só fazer a limpeza das cabeças de impressão com o software da própria impressora e o equipamento voltou a funcionar normalmente.

Espero que esse relato tenha contribuído em algo, nem que seja só para matar a curiosidade do que acontece quando a impressora trava sem explicação e é necessário levá-la a uma assistência técnica. Obviamente que na maioria das assistências que trabalham com impressoras, não há o improviso que eu tive que fazer nesse caso, o que explica o valor considerável para tal serviço. No meu caso, economizei R$ 50,00, o que para alguns não é muito, mas para mim, considerando o valor das impressoras atuais no mercado, não sei se mandaria ela para a assistência ou compraria uma multifuncional.

Abraços e até a próxima!!!

114 comentários:

Larissa disse...

Oi Paulo!
Parabéns pela postagem,tudo muito bem explicado e como eu acompanhei parte desse trabalho e vi que não é fácil(pra mim que não entendo nada..hehe),sei que sua postagem vai ajudar muitas pessoas,afinal assim é um jeito de economizar um pouco...hehe
Você a cada dia se supera e me surpreende cada vez mais.
Parabéns dinovo e continue sempre a postar por que seu blog é de muita ajuda a todos.
Bjs da Lara...!!!

magrela disse...

[b]cara com o perdão da palavra vc e muito f... parabens mesmo a minha impressorateve esse problema e levei num tecnico eçe disse q era so resetar e me cobrou 70,00 ai eu não quis q ele fizesse o trabalho então comecei a procurar na net e graças a deus encontrei o seu blog vou tentar fazer isso tambem pra ver se consigo arrumar a minha valeu mesmo vc foi d+. só uma duvida ou melhor duas 1° onde ficam os outros doi s encaixes.
2° pode secar os veltros com um secador de cabelo? se puder me responder muito obrigado e parabens de novo valeu mesmo!!!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado a ambos pelos comentários!!!

Respondendo ao questionamento, os encaixes ficam nas bordas da impressora, onde há a curvatura dos cantos, ou seja, dois atrás (bem na beirada) e mais dois na frente (tbm bem no canto).

Usar secador? Deixe escorrendo de um dia para o outro, ou seja, 24 horas, se ainda não tiver saído todo o líquido, se for usar o secador, use bem afastado, para não aquecer demais os componentes... Mas tome cuidado...

Qualquer coisa, entre em contato novamente!!!

magrela disse...

consegui fazer tudo q vc mostrou mas agora fica dando erro de comunicação e por causa disso não consigo resetar o q faço será q da pra me ajudar brigadão!!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Hum...!!!

Comigo também aconteceu isso, na verdade, antes de eu desmontar a impressora. Mas em todos os casos, sua impressora deve estar ligando mas com problemas na comunicação, certo? Primeiramente veja todas as conexões. Posteriormente, veja se você instalou corretamente o software descrito no post. Se está tudo Ok, então deve ser alguma configuração no próprio software.

Seria interessante você dar uma olhada em algum manual do software, mas mesmo assim pode dar um pouco de trabalho.

Depois de instalado o SSC Service Utility, vá na aba Configuration e em Instaled Printers, escolha o modelo de sua impressora. Se a sua for uma C43, C45 ou algo parecido, em Printer Model escolha Epson Stylus C4x. Depois que estiver reconhecendo, vá em Protection counter e escolha Reset Protection Counter.

Anônimo disse...

bom dia. tenho uma Epson CX4900. Uso cartucho dos que se recarrega com seringa. Muito bom e economico.
Ocorre que de uns tempos pracá, o papel não segue seu curso... A impressora, recebendo comando de imprimir ou copiar inicia o procedimento de busca do papel mas a folha fica solta e não puxa. Aí as luzes de on/off e a vermelha ficam piscando... No pc, mando destravar pelo gerenciador da impressão (a que mostra o contador de tinta, o status etc), puxa a folha e as seguintes... Aí, desligo, religo e mando imprimir. Se der um bem pequeno empurrãozinho na folha vai.. Mas tenho que "guiar" folha por folha... Alguém sabe me "socorrer"?
Obrigado pela dica.
(Sei que não é o campo apropriao de peço desculpas pelo abuso mas... Posso enviar sem custos, por e-mail ou Correios, absolutamente de graça, assim como é a técnica, um dvd e um livreto sobre Auto-Hemoterapia. Uso há 31 meses, assim como parentes e amigos e todso só boservam saúde..Várias doenças crônicas ou agudas estão controladas, curadas ou em remissão...Ao custo de uma seringa semanal...)
Olivares Rocha
Olivares@oi.com.br

Paulo Luis Steinhauser disse...

Boa Tarde Olivares!

Possivelmente problemas na parte mecânica da impressora. Veja se não há nenhuma engrenagem gasta, se os eixos estão ok.

Qualquer coisa mande alguma foto da parte interna da impressora, pois nunca mexi numa desse modelo...

Att.: Paulo

Anônimo disse...

Olá Paulo

Então, fui até a parte da limpeza.
Depois instaeli o programa SSC, mas n consigo fazer ele ver a impressora. Ela n para de piscar a luz vermelha.
Preciso de ajuda nessa fase Tentei várias vezes mas n aparece nada na parte do ink monitor.
Fico aguardando ansiosa pois preciso dessa impressora.
Muito agradecida pela sua atenção.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Bom, eu tbm tive problemas nessa fase do processo, pois o software parece não reconhecer de imediato a impressora, e foi preciso algumas reinicializações tanto do micro quanto da impressora. Mas assim, tente ressetar, pelo software, os cartuchos separadamente antes da impressora...

Anônimo disse...

Oi Paulo!
Gostei muito das dicas, nesse momento eu ainda estou no processo de lavagem das esponjas, sincereamente, que CAGADAAA!!! A toalha da minha mulher caiu encima delas, quase fui expulso d casa com a impressora e a toalha manchada, amanhã vou partir p a fase do programa SSC, depois t conto mais da minha aventura. Valeu!!!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Hehe! Espero que dê tudo certo aí... Esse negócio de tinta de impressão dá a maior sujeira mesmo...

Rodolfo disse...

Olá Paulo,
obrigado pela ajuda mas ainda nao esta funcionando a minha impressora. Limpei e obedeci passo a passo, mas quando eu fui resetar a impressora pelo programa (igual ao do printscreen) nao consegui. Por favor, me ajude.
Agradeço.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Rodolfo!

Pois estão, a impressora está ligando normalmente? O carrinho está livre para se deslocar? Se isto estiver ok, então deve ser problema de comunicação entre o software e a impressora, pois ele nem sempre funciona na primeira tentativa... Caso o problema for este, me avise que instalarei o software aqui novamente, pois formatei meu micro e não me lembro exatamente como procedi para fazer o software funcionar 100%.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Me adiantando um pouco a novos questionamentos, vamos testar alguns parametros de configuração do software...
Ao abrir o SSC, na aba Ink monitor geralmente dá uma mensagem de erro de comunicação, mas essa aba não importa no momento...
Na aba Configuration, em "installed Printers" escolhi o modelo da minha, que mo caso é a EPSON Stylus C43 Series, e no modelo da impressora, Epsen Stylus C4x. Marquei a primeira e a última opção para evitar algum tipo a mais de conflito.
Na aba Resetter é que entra a parte complexa... (nem tanto). Primeiro escolha o cartucho que vai resetar, no meu caso o TO38 e o TO39. Selecionando o TO38 e deixando as demais configurações, ele está dando um erro de dispositivo não encontrado. Mas alterando a porta para 0x278 no TO38 e clicar em Write ele deu a seguinte mensagem "Operation performed successfully", ou seja, desta vez deu certo! Se clicar em Test, vai mostrar que foi resetado, e não mostra aquela mensagem de erro ao clicar em Test. No TO39 também utilizei a porta 0x278, mas com endereço 3.
Meio complicado mas nada que um pouco de dor de cabeça não resolva... hehe!!!

EVERSON disse...

Paulo,consegui fazer todos os passos que vc recomendeu.
ja reiniciei a máq. várias vezes e ainda o pc não identifica a impressora. o que vc pode me recomendar?

abs, Everson - SP/SP.

Anônimo disse...

Paulo,consegui fazer todos os passos que vc recomendeu.
ja reiniciei a máq. várias vezes e ainda o pc não identifica a impressora. o que vc pode me recomendar?

abs, Everson - SP/SP.
eversonluiz@yahoo.com.br

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Everson!

Já tentou alterar as portas como sugeri no meu último comentário? Nem sempre dá na primeira, mas tente fazer esse procedimento... Dê mais uma verificada se está tudo ok e reinicie tanto a impressora quanto o micro se não funcionar...

Hamilton disse...

Amigo, você é abusante!!!!

Sua Idea de publicar esta matéria me economizou uns Cem reais.

Sou apenas um curioso, tenho uma EPSON Stylus C43 Series, já há 4 anos, no dia 21/03/10, resolvi ver o que tinha dentro da impressora, vi muito sugeria, então sai desmontado tudo, o que não era eletrônico, eu lavei com água e sabão no tanque de lavar roupas, deixei 4 dias secando tudo aquilo, na hora de montar eu me lasquei todo, era para ao menos fotografar parte por parte onde eu estava desmontado, mas quase consegui, se não fossem suas fotos, eu não teria conseguido montar na posição correta umas engrenagens de plástico, graças a V. Sª eu não precisei comprar outra impressora, porque, o técnico mais encontra que eu encontrei queria R$ 100,00 para concertá-la.

Muito obrigado.

Hamilton

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado Hamilton!

Certamente por se tratar de um equipamento com várias partes mecânicas, se torna meio complicado na hora de montar.
Fico feliz em porder ter ajudado!

Abraços!

Anônimo disse...

Amigo, teria como vc explicar como faço pra recolocar aquela tampa do papel, put's, to com dificuldades de colocar a mesma.

jaquedam disse...

Ainda não finalizei o processo mas queria postar meus elogios só pelo trabalho e dedicação que você teve em descrever e fotografar tudo. Não é uma arte de mestre, e sim, uma arte de irmão. Pelo menos consegui desmontar e lavar. Se vai funcionar... é um outro capítulo!

Carinhosamente meu muito obrigada.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado!

Certamente não estava focado em fazer tudo bonitinho, mas em fazer algo simples que fosse fácil de entender (se bem que de certa forma ainda é complexo, ainda mais no que se trata da parte mecânica... hehe).

Espero ter ajudado...

Qualquer coisa, me dé um toque...

Atenciosamente: Paulo Luis Steinhauser

danielle fonseca disse...

Ainda não fiz nada disso, mas vou precisar fazer e esse foi o melhor tutorial que eu encontrei, é por que dizer que é só retirar o feltro do reservatório e lavar, por para secar é fácil, o difícil é ter coragem de abrir a impressora e procurar algo que vc nem sabe o que é, mas aqui tem até as fotos, agora vou pedir para meu marido fazer isso por mim (risos) sem paranóia de quebrar de vez a impressora! rsrsrsrs
Valeu

jcsc19 disse...

Amigo Paulo, se puder me ajude

a mjnha c43 parou também de funcionar, na verdade quando tentei imprimir um documento vi que os leds verde e amarelo piscam continuamente e que quando tentei efetuar a troca dos cartuchos o carrinho não sai do lugar.
Esse é o tal do problema do contador interno Epson?
Agradeço desde já, pois estou desesperado precisando usar minha impressora.
e Parabéns pelo ótimo blog

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado, caro amigo!

Pois então, há uma grande possibilidade de ser este o seu problema. Mas claro que não posso determinar com exatidão, já que a impressora não está aqui... hehe!!! Mas faça o teste com o software sugerido no post. Caso não funcione de primeira, veja as portas (comentei posteriormente sobre esse detalhe...).

No aguardo de notícias...

Abraços!!!

Giani & Leandro disse...

Amigo, Paulo!
Uma dúvida em relação a parte em que tu falas em deslocar o carrinho com os cartuchos para esquerda: a gente desloca, empurrando com a mão mesmo, ou tem de ligar a impressora e simular troca de cartucho pressionando o botão da luz vermelha? É que esse carrinho parece que é travado...
Obrigado.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Bom, vc pode ligar a impressora sem a carcaça e fazer com que o carrinho se desloque para o centro, como se fosse trocar um cartucho de tinta. Ou, pode fazer manualmente, veja qual a engrenagem que desempenha esse papel e gire-a até que fique na posição desejada, claro que depois vai ter que fazer o processo inverso...

MARIA disse...

olá
muito legal, e ajudou muito!
mas o programa SSC não funciona em todas epson, em especial na c43
tem que usar este outro software
http://www.startcopy.ru/repair/files/c43.rar
OU
http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=22603

:)

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Maria!

Pois então, o software utilizado na ocasião pode não ser a melhor alternativa no momento, pois realmente ele é um pouco complicado para fazer reconhecer a C43, mas uma coisa é certa, ele funciona sim, pois já utilizei o mesmo mais de uma vez sem problemas.

Grato por contribuir e indicar mais opções de softwares... ainda não os testei, mas creio de devam se adequar a solução do problema.

Herbert disse...

Paulo, muito obrigado pelo tutorial!
Ganhei uma Epson Stylus C45 (ela está novinha) e só precisava de uma limpeza interna (dos feltros e do dispenser de tinta).
Fiz tudo como indicado no seu tutorial e a impressora ficou perfeita!!!
Tanto que, agora, pretendo ir até a Rua Sta. Efigênia aqui em SP e comprar um Kit Bulk Ink para ela ou 2 cartuchos recarregáveis...
Essa impressora tem uma ótima qualidade e pretendo usá-la ainda por muito tempo.
Mais uma vez, muito obrigado pelo tutorial e um grande abraço pra você e para os usuários do blog!!!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Herbert! Agradeço o comentário e fico feliz por poder ter ajudado...

Abraços!!!

Tago disse...

Olá meu amigo,
Parabéns pela postagem!
Eu fiz os procedimentos, mas na hora de encaixar novamente aquela tampa do papel, eu não consegui.
Teria como vc ajudar de alguma forma?

Obrigado.

Anônimo disse...

Parabéns, sem suas dicas não conseguiria desmontar a máquina e fazer a limpeza dos feltros. Dou mais algumas dicas: Na hora de montar o suporte para as folhas use uma chave phillips magnetizada, assim os 3 parafusos não cairão dentro da máquina. Na minha máquina eu só limpei os feltros e o reservatório de tinta, o resto parecia limpo (sempre usei capa nessa impressora) para isso só foi necessário tirar e montar o suporte das folhas (que pra mim foi a tarefa mais difícil, mas pouca coisa). Após todo o trabalho de limpeza, se vc não conseguir resetar a máquina com as dicas do Paulo (como eu)faça o seguinte: ligue a impressora, abra o programa ssc e escolha o modelo de sua impressora, feche o programa ssc, , e com o botão direito do mouse, clique no icone dele carregado perto do relogio do windows, escolha a opção PROTECTION COUNTER/RESET PROTECTION COUNTER. Aparecerá uma janela em inglês, clique em "YES". Desligue a impressora e ligue-a novamente, verifique se resetou. No meu caso eu resetei desse jeito e deu certo, Boa sorte.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado pelo elogio e principalmente por acrescentar com seus conhecimentos...

Abraços!

ierullo disse...

Olá, Tenho uma epson C79 e fiz a limpeza do reservatório e montei novamente , só que ela não liga 9 não dá sinal de vida ) será que danifiquei algum componente?

At: max
grato por sua ajuda! * encontrei este passo-a-passo para limpeza só depois que já tinha feito o serviço...

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Max!

Pois então, ela não dá sinal de vida? Veja a fonte de alimentação e a placa lógica. Primeiro veja se há voltagem na saída da fonte, se há, veja se não há nada em curto ou algo parecido...

Qualquer coisa dá um toque...

Boa sorte!!!

Anônimo disse...

Olá Paulo! Tenho uma impressora Epson C 45 e resolvi tentar seu passo a passo e não é que deu certo...a única demora foi fazer o reset (só consegui na 10ª tentativa), más valeu muito a pena.
Brigadão e muito sucesso pra vc.
Danny.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Danny!

Que bom que deu certo! Tenho que concordar que as vezes dá mais trabalho para resetar do que para fazer a limpeza... hehe!!! As vezes tem que configurar as portas no software e coisas do tipo, mas nada que um pouco de paciência e curiosidade não resolvam...

Parabéns por ter concluído com sucesso o trabalho... e claro, muito obrigado por postar seu comentário aqui...

Abraços!!!

Anônimo disse...

Por favor amigo, me chamo Erasmo, gostaria que me ajudasse, estou com uma impressora igual, mais a mesma não liga, parou do nada, já fiz teste no cabo de alimentação e nada, ela tem fusivel? o que pode ser? tenha um otimo final de semana.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Bom dia Erasmo!

Quanto ao seu questionamento, a impressora não dá nenhum sinal de vida (nenhum led ligado ou algo do tipo)? Nada que possa indicar ao menos a passagem de corrente da fonte para a placa lógica?

Sugiro examinar a fonte e a placa lógica para ver se há algo errado. Quanto a fusível, abra a fonte e veja o circuito de proteção, mas em geral deve ser composto por varistor e coisa do tipo. Se você entender um pouco de eletrônica e tiver um multímetro em mãos não será tão complicado. Aproveite para testar o flat.

Uma curiosidade, a houve algo anormal no dia que a impressora parou de funcionar?

Att.: Paulo

Anônimo disse...

ou eu fiz uma gagada consegui montar mas nao sei aonde vai a mola da impressora ,n achei em nenhuma das suas fotos me ajuda ai paulo

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá!

Pois então, sobrou uma mola? Eis um porém, há algumas molas na impressora, poderia me descrever a mesma ou melhor, fotografar e enviar por e-mail para que eu possa saber de qual estamos tratando? Aproveite e fotografe a impressora para eu dar uma olhada no geral...

Att.: Paulo

Anônimo disse...

Olá Paulo!! Primeiramente parabéns!!! Segui todos seus passos desmontei e montei minha epson C43 tudo certinho... Porém agora a luz verde fica piscando oque não estava acontecendo antes de eu mecher, o que sera q pode ter acontecido?? E decidir limpa-la pois as impressões estavam saindo com uma linha azul... Me ajuda!!! Obrigada Att Monique

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Monique!

Bom, você conseguiu resetar pelo software indicado? Se não conseguiu, reveja as portas que estão sendo utilizadas pelo software. Se não der certo com esse, tente ver os links: http://www.startcopy.ru/repair/files/c43.rar ou http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=22603
Desligue e religue, reveja a montagem, para ver se nada ficou preso...

Anônimo disse...

Paulo pode surgir algum problema caso as esponginhas ainda estejam umidas? Att Monique

Paulo Luis Steinhauser disse...

Não, quanto as esponjinhas, o led não iria piscar por causa da umidade, até porque antes de limpar iria piscar direto, já que estaria úmida. Mas assim, é interessante deixar que seque bem antes de montar a impressora. Mas veja se o carrinho de impressão não está emperrado em algum lugar.

Anônimo disse...

Paulo desculpa por estar te pertubando tanto... Consegui fazer o led verde para de piscar porém a impressora agora não mostra os niveis de tinta dos cartuchos e nao imprime sera q vc pode me ajudar novamente??? Att monique

Paulo Luis Steinhauser disse...

Beleza, tudo liberado na impressora então? Mas não mostra nível de tinta nem imprime? Bom, reveja novamente o software, pode dar conflito com o da própria impressora. Sugiro verificar se há alguma pendência no software e após isso, reinicie o computador, aproveite para tirar o cabo da impressora e desligá-la antes de tentar novamente...

ALVINHO disse...

Paulo muito bom esse trabalho!! gostaria que me tirasse uma dúvida a respeito dessa impressora. a minha é mesmo modelo que apreçe ai nesse trabalho, parou de imprimi essa semana, fica sempre com document na fila, liga normalmente mais ja fica as duas luzes acesas e a parte de manutenção não responde aos comando de limpeza ou troca de cartuchos, sem falar que troquei a poucos dias e estão novos, só que eles apareçe todos vazios. Comsua experiência acha que é o problema do reset? Pois quando mando imprimi o documento fica na fila e as duas luzes ficam acesa e não se mexe para imprimi, sim tamb reinstalei os drivrs. abraço e espero que possa me ajudar. alvinho

Paulo Luis Steinhauser disse...

Pois então Alvinho, há uma grande possibilidade. Instale um dos softwares de reset antes de fazer a limpeza para garantir... Caso não seja isso, contando que os drivers estão funcionando, verifique os circuitos da placa lógica.

Abraços!!!

Don Jean De Marchi disse...

Olá Paulo, Jean Carlos, seguinte fiz todos os passos que falou em seu Blog para Resetar minha Epson C43, estava perfeita, e eu uso Bulk Ink...de uma hora para outra começou a piscar as luzes verde e vermelha intercaladas...Estou usando o SSC..e quando faço o último passo dá a seguinte mensagem..."printer off, some other problem!" o que seria....

Paulo Luis Steinhauser disse...

Bom dia Don Jean de Marchi!

Pois então, você fez todo o processo descrito no blog? Chegou a limpar todos os componentes? Se sim, a montagem foi realizada com sucesso? A placa lógica está ok? (com os cabos conectados, nenhum CI com problemas...).

Mas agora, um detalhe, já tive problemas com o SSC anteriormente, principalmente no que se trata das portas, pois ele pode simplesmente não identificar a impressora. Mas aí leia os comentários que se for isso tem algo exlicando. Também aproveito para dar uma sugestão, ao invés de usar este software, uma internauta sugeriu a utilização de dois outros softwares utilizados, disponiveis em: http://www.startcopy.ru/repair/files/c43.rar e http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=22603
No caso, a usuária falou que o SSC não funciona na C43, mas isso não é uma realidade, pois se escolher o modelo c4X vai funcionar, desde que tenha todo o resto configurado. Ah! Não utilize em conjunto os softwares de gerenciamento que vem junto com a impressora, pois pode dar conflito.

Qualquer coisa me comunique...

Att.: Paulo

Alvinho disse...

Paulo parabéns pelo seus comentários!! ja me ajudou muito!! Quero aproveitar e deixar uma pergunta sobre minha spson stylus c43 ux. E que ultimamente ela não está mostrando se os cartuchos tem tinta e são cartuchos novos e está imprimindo normalmente. Poderia me ajudar a descobrir o que tá ocorrendo? Abraço e aguardo resposta

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Alvinho!

Obrigado! Bom, a princípio deve ser problema no software que controla isso, já tentou reinstalar o driver da impressora? Ou ja testou a impressora em outro micro? Ah! Se estiver compartilhando a impressora em uma rede (como eu fiz), provavelmente só obterá esses dados a partir do micro que está fisicamente ligado a ela. Cara, uma coisa posso dizer, essas impressora podem ser um pouco defasadas, lentas, barulhentas, mas mantendo ela sempre em dia, é muito econômica e com qualidade de impressão boa!

Qualquer coisa entre em contato.

Abraços!

Juvenal Ballista disse...

Ola, Paulo.

Eu desmontei a impressora C43 para limpar as esponjas, só que agora não sei qual era a posição original de um "braçinho" branco e de uma molinha do descanso do carrinho.

Você teria como me mostrar em uma foto qual a posição correta?

Segue link da tua foto, com a "peça branca" em destaque. Infelizmente não sei o nome dela. Obrigado!

http://img813.imageshack.us/img813/6919/55482868.png

Paulo Luis Steinhauser disse...

Boa tarde Juvenal!

Teria a possibilidade de você me enviar por e-mail fotos da sua impressora para ver como estão as coisas aí? Em especial da mola e da peça plástica em questão.

Att.: Paulo

Juvenal Ballista disse...

Cara, recebeu meu email? Abraço!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Opa Juvenal!

E-mail recebido e respondido.

Qualquer coisa entre em contato.

Att.: Paulo

Juvenal Ballista disse...

Paulo, consegui arrumar!

Fiquei olhando a tua foto até entender aonde a mola ia.

Muito obrigado, mesmo!!

Anônimo disse...

Meu caro,

Minha epson c43 está funcionando perfeitamente, porém a impressão está ruim, falhando. Já fiz a limpeza dos "cabeçotes" pelo programa, mas num funcionou.
To achando que as cabeças de impressão estão entupidas. Como faço para desemtupi-las? Tem como tirar elas e limpar? Me recomendaram usar veja multiuso na limpeza. Valeu! Att. Tiago Pacheco

Paulo Luis Steinhauser disse...

Opa Tiago!

Cara, Epson é complicado, quando começa a dar problemas nas cabeças de impressão é mal sinal. O software de limpeza geralmente gasta mais tinta do que as impressões realizadas pelo equipamento e não são 100%, e se não utilizar a impressora por uma semana já dá encrenca, principalmente no inverno.

O negócio é tentar tirar as cabeças de impressão e limpar. A questão é, não utilize nada que possa a vir prejudicar o componente.

Att.: Paulo

Celia disse...

Muito obrigado pelas as informações, por que a minha impressora está como esta mensagem como agora são 12:45 hs da noite amanhã bem cedo vou fazer a limpeza

Paulo Luis Steinhauser disse...

Bom dia Célia! Espero que corra tudo dentro dos conformes e consiga sem mais problemas. Qualquer dúvida entre em contato...

Abraços!!!

brz disse...

Olá Paulo, sabe se existe driver para esta impressora para Vista/7?
Sabe se existe um jeito de resetar ela por Ubuntu?

Grato

Ana Carolina Brandão disse...

Primeiramente parabéns pela postagem, eu gostaria de saber se essa impressora funciona sem o cartucho colorido? Será que você poderia me mandar a resposta pelo meu email, anacarolinabrandao@hotmail.com , obrigada.

Jose Maria disse...

Oi Paulo

Fiz o procedimento de acordo que vc indicou, deu tudo certo,, mais a impressora ainda continua piscando, as luzes, esse procedimento pode alterar alguma coisa no chip do cartucho, de poder me ajudar agradeço desde ja!!!!!!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Boa noite!

Bom, ela não deveria estar piscando se o contador fosse zerado. O software SSC Service Utility zerou os dois cartuchos??? Qualquer coisa verifique os meus comentários que foram feitas algumas observações que nào estão na postagem original...

Abraços!!!

Anônimo disse...

Ola Paulo! primeiro gostaria de parabelizar pela matéria, agora queria sua ajuda, meio dificil descrever mas não to conseguuindo montar aquela parte que fica do lado direito da impressoa onde uma mangueirinha se encaixa, tem duas molas uma eu consegui montar, mas a outra menorzinha com uma paça que parece um "L" não to conseguindo encontrar o lugar dela :( poderia me ajudar? desde ja agradeço!! abraço.
Att.

Williann

Biademanaus disse...

Oi Paulo! sua postagem me ajudou muito pois achei uma impresora c43ux semi nova jogada em uma calçada achei um absurdo como as pessoas descartam as coisas sem a menor conciência ecológica. levei pra casa e percebi que estava travada, segui o passo a passo da sua postagem e agora a impressora está funcionando a todo vapor. como já tenho duas vou dar ela para alguém e assim colaborar com a preservação do meio ambiente.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Oi!!!

Pois então, muito legal essa sua iniciativa, pois vejo diariamente um monte de lixo tecnológico que poderia ser reaproveitado de alguma forma... Fico feliz que tenha conseguido fazer a impressora funcionar, pois impressoras são complexas justamente pela parte mecânica. E no momento estou sem postar nada em virtude do artigo da pós-graduação, pois além da parte teórica tem o projeto em si, que é bem complexo... hehe!!!

Abraços e obrigado pela sua contribuição!!!

carlos disse...

Oi,
eu também consegui resolver graças a sua postagem!
Também usei a centrífuga, e secou tri bem.
obrigado!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Grato pelo comentário Carlos, e por ter lido a postagem!!! Bom, pelo sotaque (o "tri") suponho que você seja do RS, correto, hehe!!!???

Abraços!!!

Jean Mychel disse...

Muito bom mesmo, bem explicado, linguagem objetiva. Parabéns pela postagem.

Jean Mychel disse...

Muito boa a postagem, bem explicado, linguagem clara, objetiva. Valeu mesmo, ajudou bastante. Muito obrigado!!!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado!!!

Adiano Souza disse...

EXcelente Trabalho Paulo! Parabéns! Teria como postar a sfotos dos encaixes do canto? Estou com dificuldades para abrir a impressora,pois estou com receiode querar algum encaixe.

Grato Adriano

Anônimo disse...

Excelente Trabalho Paulo! Parabéns! Teria como postar as fotos dos encaixes EXTRAS (OS DO CANTOS)? Estou com dificuldades para abrir a impressora,pois estou com receiode quebrar mais algum encaixe.

Andy Gyorfi disse...

Olá Paulo.
Estava eu imprimindo uns pdf dá facul, qdo a impressora ficou piscando as luzes e apareceu aquela mensagem, qdo encontrei seu post no google, se não estivesse cheia de trabalhos já ia por a mão na massa! Meu problema: olhando no site ssclg, tem o modelo da minha C45, mas ao baixar não tá na lista. Qual o risco de depois de limpar, eu usar a mais próxima e mandar resetar?
Abraços!! : )

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Andy!

Pois então, o risco é o mesmo da C43, então é bem tranquilo. Só o software pode dar uns estresses antes de funcionar perfeitamente.

Obrigado por entrar em contato.

Abraços!!!

Anônimo disse...

Thanks for the great posts. I have been following you for a while on my rss reader, thought i would make the effort to say THANK YOU right now.

Diogo disse...

Olá, Paulo! Tudo bem?

Muito obrigado pela sua dedicação em nos ajudar tanto! Louvável a sua atitude!

Consegui fazer todo o processo. Conectei a impressora, instalei o programa SSC Service Utility v4.30 e ela foi reconhecida de primeira! Configurei as opções dele como você explicou em alguns comentários e está tudo ok. Porém, a única dúvida que tenho é quanto a resetar o cartucho. Quando eu ganhei a impressora, ela estava sem nenhum, entretanto comprei os dois necessários (o TO38120 e o TO39020), mas eles ainda não chegaram. Eu posso fazer o reset com a impressora vazia? O reset modifica algo no cartucho (tira tinta etc.)? E os procedimentos podem ser feitos com o programa original da Epson referente a impressora aberto? Instalei o programa com ele em background e deu certo.

Muito obrigado pela assistência!

Abraço,
Diogo

Paulo Luis Steinhauser disse...

Bom dia Diogo! Se a impressora permitir podes sim fazer o reser, pois ele zera o contador interno, não modificando em nada o cartucho.

Abraços!!!

Diogo disse...

Olá, Paulo! Está quase tudo certo agora que os cartuchos chegaram! O único problema é que as impressões estão falhadas. Tentei por várias vezes limpar as cabeças com o software da impressora, mas ainda continua o problema. Li em um blog que não se pode fazer a limpeza por vezes seguidas, pois pode queimar os fusíveis de proteção.

Gostaria de saber se você já passou por isso e como resolveu.

O endereço do blog em que li sobre isso é: http://zitosloko.blogspot.com.br/2010/08/dicas-para-impressoras-epson.html

Ah!, e as tintas coloridas não estão sendo totalmente utilizadas, apenas o verde está.

Desde já, muito obrigado.

Abraço,
Diogo

Paulo Luis Steinhauser disse...

Bom dia Diogo! Bom, pelo visto as cabeças de impressão ainda estão entupidas. Por acaso vc não deixou a impressora sem cartucho no tempo em que vc esperou os cartuchos novos? Se sim há o risco da tinta ter secado dentro da cabeça de impressão... Mas nada que não se resolva...

Abraços!!!

Anônimo disse...

Acegua disse:
Oi Paulo!
Lhe parabenizo pelo seu blog, pois tive problemas com a minha impressora C43sx e deu resultado, não houve necessário fazer o reset, deu tudo certo, Obrigada e mais uma vez PARABÉNS.
Gostaria de aproveitar e perguntá-lhe é possível adquirir ou baixar o Windows para quem usa Windows de terceiros, obrigada um Abraço

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário. Não entendi muito bem a pergunta, mas creio que vc quer saber ser há algum modo de utilizar windows não original sem que a Microsoft bloqueie alguns recursos, seria isto?

Abraços!!!

Anônimo disse...

usei o programa ssc e estava com dificuldade de resetar , achei este comentario e deu certo ." Eu acho um programa um puco chato de mexer, abra o software(ssc), e escolha o modelo da sua impressora, depois de escolhida, com a sua impressora ligada,feche o programa, e com o botão direito no mouse, clique no icone dele carregado perto do relogio do windows, escolha a opção PROTECTION COUNTER/RESET PROTECTION COUNTER. Desligue a impressora e ligue novamente, e verifique se resetou." Funcionou .
Obrigado Paulo pelas dicas valeu.

Sergio disse...

Paulo...
A sua experiência me ajudou a fazer minha impressora C45 voltar a funcionar. O Programa indicado só funcionou quando acesei as opções pelo icone que fica na barrra inferior direita do windows.

Obrigado!
Sergio

Anônimo disse...

Boa Tarde Paulo, Tenho uma Epson c43SX relíquia que ficou mto tempo parada e quando a quiz utilizar, 0ela funcionava normal mas não imprimia. Carreguei os cartuchos e nada. Comprei novos e nada. Foi então que resolvi fazer passo a passo como ensina, mas não consegui resetá-la pois aparece a mensagem Printer off, or some other problem ! E agora quando mando a impressão ela vai para arquivo. Já chequei a configuração de impressão e não está seçecionada esta opção " arquivo ". Por favor o que posso fazer ?

Edson disse...

Boa Tarde Paulo, Sou o Edson q tinha postado q ñ conseguia resetar a c43sx, agora q consegui resetá-la, a luz vermelha ficou fixa direto. Será que pode me ajudar ? Desde já agradeço.
edspicrod@hotmail.com

Paulo Luis Steinhauser disse...

Boa tarde Edson, já desligou a impressora da tomada por uns minutos bem como desconectou o cabo do computador para garantir que não tenha ficado nada na memória dela? Se sim, os cartuchos estão OK? Consegues ver o nível de tinta de cada cartucho pelo software? E há algum ruido estranho ao ligar a impressora, em especial na parte de alimentação de papel e no carrinho dos cartuchos? Se a impressora foi desmontada, ao montar foi certificado que cada componente está no seu devido lugar e que a placa lógica não sofreu alguma avaria?

Att.: Paulo

Anônimo disse...

Olá Paulo, meu nome Luciana e gostei muito de suas instruções sobre a impressora Epson c43. Tenho uma impressora dessas que apresenta o problema de não imprimir na cor preta somente em colorido. Segui todas as suas instruções com relação a limpeza, mas não resetei por não ter certeza se deveria fazer, pois a minha impressora não apresentou a mensagem de necessidade de assistência técnica. Por favor, se puder me escreva o que devo fazer nessa situação. Desde já deixo o meu agradecimento.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Oi Luciana! Bom, pelo visto não necessita fazer o reset, porém, se a impressora ainda se nega a imprimir, veja se aparece na tela do computador o TO39 instalado e com tinta. Uma pergunta, ela parou de uma hora para outra ou foi gradativamente? Em todos os caso é bom verificar bem as cabeças de impressão para ver se estão OK. Aproveite e veja se o flat está em boas condições...

Qualquer coisa mantenha contato...

Abraços!!!

Paulo Luis Steinhauser

Anônimo disse...

Obrigado!! Fiz como você disse. Funcionou perfeito!!

Anônimo disse...

Muito obrigado,arrumei 2 impressoras que estavam paradas a tempos.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado pelo comentário! Que bom que tenha dado tudo certo!

Abraços!!!

Anônimo disse...

Ola, sou Dr. Branco, deu tudo certo e também descobri que quando o programa diz que a impressora está desligada é porque ainda não foi feita a configuração ok, e fiz como um colega sugeriu de fechar o programa e clicar com botão direito no icone e resetar, desliga a impressora e liga de novo, funcionou imediatamente, Parabéns abraços.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Dr Branco! Que bom que tudo deu certo com a sua impressora. Sim, as vezes a mesma mensagem de erro tem que ser tratada diferente, dependendo do caso e o sr conseguiu encontrar a melhor forma de resolver o problema aí! Agora sabemos de mais uma forma de resolver alguns problemas graças a sua experiência.

Obrigado pela colaboração e pelo comentário!

Sal de Andrews disse...

Olá, todas as informações foram excelentes. Mas resolvi o problema rapidinho aqui!

http://gustasou.blogspot.com.br/2009/10/ssc-service-utility.html

Abraços a todos!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Opa, obrigado pela colaboração, sempre é bom ter mais fontes de referência para a solução de um determinado problema.

Obrigado pela visita e pelo comentário!

Anônimo disse...

Boa Tarde: ganhei uma impressora do mesmo modelo, comprei cartucho preto, imprimiu bem duas ou tres vezes, depois começou a falhar, resetei, mas continuou falhando e depois saiu em branco a folha, abri ela e limpei as esponjas, fui tirar a parte de onde coloca as folhas, agora não estou conseguindo colocar, pode me ajudar?

Paulo Luis Steinhauser disse...

Boa tarde! Bom, se for a parte da alimentação de papel, é normal a dificuldade... Mas só terei certeza se me mandar uma foto de qual parte está complicando o processo. Podes fotografar a impressora como ela está agora que eu tentarei de ajudar. Mande e-mail para paulobsin@gmail.com, certo?

Abraços!!!

Anônimo disse...

Boa tarde, obrigado e descupe demorar praresponder, mas tinha esquecido do comentário que fiz anteriormente aki, lembrei hoje, pois instalei no win xp, aí sim mostrou no monitor que precisa substituir o cartucho colorido. veio a dúvida, ela funciona com cartucho compativel? o preto funcionaria mesmo com o cartucho colorido vazio?

Paulo Luis Steinhauser disse...

Opa, funciona sim com cartucho compatível, mas não é indicado ficar com cartucho vazio e nem ficar muito tempo sem utilizar, pois as cabeças de impressão ficam na impressora...

Anônimo disse...

Olá Paulo,

Gostaria de lhe parabenizar pelo post... Eu que sou leiga consegui fazer todos os procedimentos explicados na publicação.
No entanto, gostaria de pedir sua ajuda... estou com esta C43SX, levei em um técnico que me disse que o problema era somente o cartucho vazio...
Comprei os cartuchos mas as luzes vermelha e verde continuam piscando alternadamente, fiz os procedimentos de limpeza acima mas não consegui resetar os cartuchos... Pelo SSC na tela inicial (Ink Monitor) já não aparece nada... tentei alterar as portas e também não dá certo, aparece a mensagem "Privileged Instrucion"... já tentei diversas configurações de outros posts para este programa e nada (sempre aparece o erro "Printer off, or some other problem"... Me ajude por favor, o que mais pode ser?? Passei a noite toda tentando achar algo, mas sem sucesso...

Julianna

Paulo Luis Steinhauser disse...

olá Juliana, mesmo estranho a mensagem exibida.. Mas assim, agora estou numa correria e não tem como pesquisar, até pq estou horário de almoço... Mas veja nos comentários, alguns leitores indicaram outros softwares, pois para o SSC funcionar 100% ele depende de muitas variáveis, desde o sistema operacional até o hardware...

Agradeço a visita e pelo comentário... Qualquer coisa continue o contato...

Att.: Paulo Luis

Maria disse...

Olá

Maravilhoso este tutorial!
Tenho 3 dessas impressoras e uma já esta funcionando muito bem, graças a você.

Mas noutra, quebrei um encaixe do carro da cabeça de impressão.
Colei e acho que ficou forte.
Acontece que não sei colocar de volta! rsrsrs

Tenho o Manual de Serviço, mas não explica, só esclarece sobre a troca da cabeça e não do carro.
Então, pode explicar como recolocar o carro no lugar? Ou indicar um video ou tutorial que ensine isto?

Agradeço muito desde já e aguardo resposta no e-mail

Maria
reciclados.art arroba brturbo.com.br

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Maria!

Primeiramente quero agradecer pela visita ao meu humilde blog, e fico feliz por esta postagem ser útil ainda... hehe!!!

Bom, você tem os manuais de serviço? Nossa, que coisa, eu não tenho, tive que mais ou menos adivinhar o que encontraria pela frente... hehe!!!

Mas assim, você teve que tirar o carrinho de impresão por que quebrou o encaixe, correto? Bom, faz um bom tempo que não vejo ou trabalho numa impressora dessas... Mas se você puder me mandar fotos, de vários ângulos, facilitaria, pois tenho que ver como esta exatamente...

Abraços!!!

Gil Girassol disse...

Olá! Parabéns pelo seu post! Estava eu a investigar maneiras de resolver meu problema (a impressora parou de funcionar do nada. Estava imprimindo uns documentos e simplesmente parou e ficou com as duas luzes piscando alternadamente), quando achei seu blog. Que aventura foi desmontar e limpar minha já velhinha Epson C45. Mas, sendo eu uma mulher ... rs ... e muito estabanada... acho que acabei por estragar aquela peça que fica embaixo do carrinho quando está parado lá à direita. Fui limpar e acabou saindo do lugar... numa das tentativas, até a molinha atrás escapou e ao recolocá-la eu acabei por esticar um pouco a pontinha... não sei se coloquei direito o restante das pecinhas brancas tão delicadas. Sei que quando desligo a impressora o carrinho vai um pouquinho pra esquerda e volta, dá uma subidinha e para. O reset deu certo... as luzes pararam de piscar... mas não consigo imprimir... dá erro... e quando vou em Propriedades... em níveis da tinta...aparece uma mensagem dizendo "Não é possível recuperar os níveis de tinta. Verifique a conexão com a impressora". Será que vc poderia me dar seu email para eu lhe mandar um video mostrando como está a situação? Eu adicionei vc no Google+, mas confesso que nunca usei este canal de comunicação. Espero que vc possa me ajudar.Obrigada, desde já. Abraço.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Gil Girassol!!!

Agradeço por visitar meu blog...

Então, realmente tem peças bem delicadas, e vamos e viemos, a posição das molas não ajuda muito... hehe!!! Mas assim, eu acabei vendendo minha impressora (funcionando... mas aqui estava difícil de conseguir tinta para ela, apesar de ser baratíssimo). Você poderia me enviar fotos de como ficou a parte do descanso do carrinho, de vários ângulos se possível, aí eu analiso as imagens e vejo o que pode estar ocorrendo...

Qualquer coisa manda as fotos para paulobsin@gmail.com , assim que possível dou uma olhada...

Novamente agradeço a visita ao blog e pelo contato...

Abraços!!!

Gil Girassol disse...

Oi! Obrigada pela rápida resposta. Sabe, a impressora parece estar acordando aos poucos. Já está imprimindo, um pouco desalinhada só. Nossa! Que chato arrumar isso, não? Vc teria algum segredo pra acelerar este acerto do alinhamento rs? Obrigada por tudo. Bye bye.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Oi! Pois então, que bom que ela está começando a funcionar aos poucos... sinal que a placa lógica está ok e as cabeças de impressão estão funcionando, embora desalinhadas... Este é um problema nas Epson mais antigas, cabeça de impressão na própria impressora e não nos cartuchos (por isso a impressora era rasuavelmente cara mas os cartuchos super baratos). Uma coisa que você pode tentar é utilzar o software da própria impressora que faz o alinhamento dos cartuchos, claro, gastasse tinta com esse procedimento, mas são detalhes... hehe!!! Qualquer coisa dá um toque...

J Antônio disse...

oi Paulo,
tenho uma Epson Stylus Color CX4500. ficou muito tempo parada. agora ao tentar usa-la precisei limpar os cabeçotes e abusei no número e acabou encharcando os feltros.
as luz todas piscam. gostaria de eu mesmo limpar este feltro e po-la a funcionar.
será que terias condições de ajudar-me.

grato

Joni Antônio

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Joni!

Agradeço por visitar meu blog e por se interessar pela postagem, e pelo comentário.

Então, você está disposto a tentar fazer a impressora funcionar, certo? Que bom, posso sim dar dicas, embora eu nem sempre consiga responder a um tempo curto. Realmente, deixar essas impressoras paradas por um tempo é uma dor de cabeça... Mas assim, vá com calma e tenha muito cuidado com as molas (na parte mecânica). Fotografe tudo de vários ângulos para saber certinho o que estava onde e como estava, vai por mim, vai diminuir exponencialmente seus problemas na hora da montagem. Na parte de software, veja qual irá funcionar melhor e veja como está configurado. Parte eletrônica, isole fonte e placa lógica, pois as mesmas devem estar funcionando. Cuide dos cabos flats, para que os mesmo não se prendam em nada.

No mais, espero que dê tudo certo, qualquer coisa entre em contato...

Att.: Paulo