terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Manutenção Preventiva em um notebook Toshiba A105 - Cuidados com a limpeza dos componentes internos

Olá!

Seguindo a linha de minha última postagem, e ainda, pegando um gancho na postagem do ACER Aspire 3050, vou dar algumas dicas de como proceder na limpeza de um notebook TOSHIBA Satellite A105. Como foi visto na postagem anterior, a limpeza é fundamental para um bom funcionamento do equipamento. Porém cabe destacar que efetuar a limpeza de um notebook não é algo simples, na verdade, nada simples. Se para chegar ao interior do ACER 3050 já é complicado, pode ter certeza que no TOSHIBA isso é muito pior! A quantidade de parafusos não varia muito, mas em compensação, a quantidade de pequenas travas, é enorme. O cuidado para não quebrar nada ou de não arranhar deve ser redrobado. Até porque um notebook, apesar de estar com um preço mais "convidativo" atualmente, ainda é um equipamento caro, ainda mais se for uma máquina de boa qualidade, e convenhamos, o Toshiba A105 ainda bate muitos notebooks vendidos atualmente!

Bom, primeiramente, vou apresentar o note "inteiro"... hehe!!!



Bom, concordo que ele está meio "surradinho" com o tempo, mas ele vai comigo para onde eu vou, isso já a mais de 3 anos, e por acaso, nesse momento estou digitando nele, sinal que consegui montá-lo novamente... hehe!!! Bom, montar é o mais fácil, o ruim é desmontar a primeira vez. Para facilitar, tirei algumas fotos durante o processo...

Primeiramente virei o aparelho, para que a parte da bateria ficasse voltada para cima, e ainda, nessa posição é que se consegue retirar o HD, memória e parafusos... Inicialmente, retirei a bateria, obviamente, pois esse é obrigatoriamente a primeira peça a ser retirada, para evitar a queima de algum circuito ou compomente. Na foto abaixo eu já havia, além de retirado a bateria, removido a tampa que abriga os múdulos de memória.



Após a retirada dos parafusos, assim como no ACER, parti para a retirada da parte da carcaça que está após o teclado, pois ela que esconde os parafusos da tela de LCD.



Não se preocupe, que os alto falantes não saem junto, eles ficam presos na carcaça principal do note, e o que sai, é apenas a tela de proteção, como podemos ver... é necessário virar a tela para trás o máximo possível para facilitar o trabalho... Sem essa parte, o notebook fica com a aparência abaixo:



Fique atento que além dos parafusos, para a retirada da tela de LCD ainda é necessário a retirada, com muito cuidado, do cabo flat e de aterramento (no lado esquerdo, esse de aterramento não existe no ACER 3050, e o flat é mais complexo e mais difícil de ser removido, claro, além de ser caro!).






Já do lado direito, não tem mistério, sào apenas os cabos de alimentação, que apesar de parecer fácil de retirar, não é assim tão fácil, pois ele segue uma trilha logo abaixo do teclado, sendo necessário sua remoção para tal tarefa.






Ah! Ia me esquecendo, para retirar o teclado, além de retirar os dois parafusos em sua parte superior, há a necessidade de um cuidado especial com seu cabo flat, que por sinal é grande e não gera tanto problema na retirada, talvez um pouco na montagem...

Retirado o teclado, a tela de LCD e os outros componentes citados anteriormente, retire a parte superior da carcaça do notebook. Aqui que entra o problema! Essa carcaça é encaixada firmemente em muitos pontos, e o cuidado para não quebrar nada deve ser muito grande! Inicie a retirada pela parte posterior, percorrendo as laterais e por final, a parte frontal. Mas cuidado! Não se esqueça que há fios e cabos flats para serem retirados!



Depois de retirado mais essa parte, chegamos a parte que nos interessa! Por curiosidade, apesar de todo o processo ser mais complicado do que no ACER 3050, aqui começa a ficar fácil, pois para chegar ao cooler, não precisamos retirar a placa-mãe, o que facilita o processo consideravelmente.

Note que parte do cooler, mais especificamente a parte que contém a ventoinha, só é presa por dois parafusos à placa-mãe, e depois de soltar os parafusos, é só puxar cuidadosamente e desconectar do dissipador de cobre.



Aparentemente não há muita sujeira acumulada, mas isso é só aparentemente! Veja a seguir as fotos que tirei depois de ter tirado parte do cooler.












É, realmente até eu me assustei! Bem que eu tava notando que a parte inferior do note estava aquecendo demasiadamente e que até o teclado ficava quente, pois não havia como o ar quente sair com facilidade do aparelho. O ar era sugado e ao invés de sair pela lateral logo em seguida, ficava mais tempo dentro do dispositivo, percorria outros caminhos e aí obviamente acontecia um aquecimento anormal.

Só por curiosidade, fotografei o meu note com suas peças espalhadas sobre uma superfície plana (nem tão plana assim... hehe).





Falando sério, nem parece que iria funcionar novamente né? Mas sim, ele está funcionando perfeitamente e com uma temperatura mais baixa. Apesar dos problemas para desmontar, remontar foi muito fácil, menos a parte do cabo flat do teclado, que incomodou um pouco, mas tudo bem... hehe!!!

Bom, é isso, para quem tem um notebook e nem imagina quanta sujeira pode haver dentro e não faz idéia de como é efetuada uma limpeza, está aí mais uma postagem...

Abraços a todos!!!

30 comentários:

Anônimo disse...

Ôh, Paulo Luís! Tu é o cara, meu! Os teus tutoriais tem telas, o que facilita o aprendizado. A sugestão é tutoriais de manuteñção de notebooks, com a descrição dos defeitos e a solução, claro que com as telas. Valeu, velho!

Paulo disse...

Obrigado! A idéia é facilitar ao máximo... Assim que eu puder eu postarei mais coisas nesse sentido, é só dar uma aliviada na pós... hehe!!!

Abraços!!!

Anônimo disse...

Paulo, bacana seu tutorial estou com um problema com um notebook deste modelo da toshiba ele nao liga eu ja ressoldei o ship set ja isolei tudo porque pensei que era mal contato mais nao era nao porem eu testei todas as peças do notebook em outro do mesmo modelo e todas estao funcionando se puder me dar uma luz eu vou agradecer demais meu msn e ednilsonreis@hotmail.com agora todos os notebook da hp e de outras marcas eu consertei numa boa so este esta me dando dor de cabeça mais gosto de novos desafios e espero vencer este desafio desde entao agradeço muito, eu estudo o curso de ciencia da computaçao mais ainda estou no 1 periodo entao eu nao entendo muito mais em manutençao ja trabalho a 10 anos.

Paulo disse...

Olá Ednilson!

Pois então, complicado essa situação... Você já testou todos os compomentes do note que não liga em outro e funcionou, isso inclui o processador? Bom suponhando sim, a placa-mãe está sendo sevidamente alimentada? Se isso também ocorre, foi feito augum teste na placa-mãe? E ainda, houve algum acontecimento anormal para tal note parar de funcionar? Recordo-me de um note Toshiba que parou de funcionar de uma hora para outra e a única maneira foi trocar a placa-mãe, mas aí é um problema, já que o valor de uma é muito elevado (isso se encontrar, obviamente).

Qualquer coisa envie mais envie mais informações...

Abraços e boa sorte!!!

Heden Clazyo disse...

Oi Paulo Luís!
Amigo muito obrigado pelo seu artigo. Sou pedagogo, não sei muita coisa de informática, mas criei coragem e de acordo com a sua orientação desmontei todo o meu Toshiba, limpei, fechei e depois...que beleza deu tudo certo.
Minha esposa ficou louca quando viu o toshibão todo desmontado, mas no final deu tudo certo. Ele foi de 61 graus para 48 graus. Muitas felicidades pra você e que o Senhor Deus de abençoe grandemente. Abraços!

Paulo disse...

Olá Heden Clazyo!

Fico feliz em poder ter ajudado em algo com o minha postagem! A idéia é essa, tentar facilitar um pouco as coisas... A primeira vez que desmontei o meu note, também fiquei meio apreensivo, mas afinal, era apenas um computador, só que de tamanho reduzido e com componentes de formas e locais diferentes...

Mas assim, não sei se você retirou e colocou pasta térmica, se não fez isso, quando o fizer, vai melhorar esses números ainda mais... Se o fez, ótimo, afinal com a diminuição da temperatura, a vida útil do aparelho será extendida e a máquina não perderá desmpenho pelo fator calor.

Ultimamente está sendo um tanto quanto difícil postar algo, pois estou fazendo pós-graduação e aí já sabe, trabalho e + trabalhos... hehe!!! Isso sem contar os concursos públicos e outros cursos que estou fazendo... Isso sem contar alguns micros e notes que aparecem aqui de vez em quando... Mas sempre respondo aos comentários com satisfação, e claro, se surgir alguma dúvida, tento ajudar a solucionar o problema...

Abraços e tudo de bom...

Leandro Rodrigues disse...

olá Paulo,

gostei muito do teu post. Eu tenho um Toshiba A105 há 3 anos. Desmontei utilizando as tuas dicas e achei fácil fazer.
Para surpresa minha, praticamente não havia sujeira dentro do notebook.

Abraços.

E parabéns pelo post.

Leandro Rodrigues

Unknown disse...

parabéns pelo blog. tenho um toshiba a105 acontece que para a imagem aparecer tenho que ir `fechando`a tela . e as vezes a imagem naõ aparece.deixei com um técnico que disse que era cabo flat, depois de varias semanas me devolveu dizendo que colocou o cabo e o mesmo queimou.me devolveu com o mesmo defeito.deixei com outro,que disse tam´bem que era cabo flat, porém pelo que soube não tirou o cabo para testar e após vários dias disse que ainda nao conseguiu um cabo flat para o meu modelo!!
já desisti de esperar após varias semanas.
no meu caso que não tenho experiencia consigo trocar o cabo flat?? no seu passo a passo já deu para se ter uma ideia de como abrir o note...!!como ter certeza que é cabo flat??
muito obrigado por qualquer informação
fausto filho

Paulo disse...

Olá Fausto Filho!

Pois bem, o flat não é bixo de sete cabeças para trocar, só é meio ruim de encontrar dependendo da cidade em que você está situado.

No meu blog mostrei como desconectar o cabo do resto do note para a retirada da tela, mas não mostrei como abrir a tela e onde está o cabo lá dentro. Na tela dá para perceber que debaixo daquelas 4 borrachinhas há um parafuso em cada uma delas, então tire-os e abra a tela com o máximo de cuidado possível. Lá dentro, siga o flat até onde ele está conectado, provavelmente haverá algum adesivo para ajudar a fixar o cabo no lugar, se tiver remova, se não tiver, melhor, é mais fácil. Qualquer coisa, me mande fotos para acompanhar o trabalho.

Att.: Paulo

pris disse...

PAULO, CONSEGUI LOCALIZAR O CABO FLAT, E O PROBLEMA QUE NOTEI FOI QUE PROXIMA A DOBRADIÇA AO APERTAR O CABO A TELA SOME DEPOIS APARECE CONSEGUI ACHAR UMA POSIÇÃO NO CABO QUE MANTEVE A TELA NORMAL, O PROBLEMA QUE NÃO ESTOU FECHANDO A TELA DO NOTE...PARA NAO VOLTAR O PROBLEMA, ENTÃO NA MINHA OPINIAO DE LEIGO O CABO DEVE ESTAR COM ALGUM FIO DANDO MAU CONTATO CERTO????E AQUI NO rj SÓ PELO SITE DE LEILAO ENCONTREI O CABO, POREM VOU FICAR USANDO COMO ESTÁ!!
PARA QUEM DEIXOU O NOTE COM DOIS TECNICOS E ME DEVOLVERAM PARADO...
ACHO CONSEGUI SOLUCIONAR SEGUINDO SEUS CONHECIMENTO!! MUITO OBRIGADO
DEPOIS VOU PARTIR PARA LIMPEZA DO COOLER, OUTRA COISA, ESSE NOTE NÃO ESTÁ LENDO CD, É FACIL TENTAR CONSERTAR???? UM GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS PELO BLOG

Paulo disse...

Opa! É, bem provável que o cabo esteja danificado mesmo... mas se estiver conseguindo utilizar sem trocar por enquanto, ótimo...!!! Hehe!!!

Sim, com certeza, se voltou duas vezes dos "Técnicos" e não funcionou e você conseguiu amenizar o problema logo na primeira tentativa, meus parabéns... hehe!!!

Quanto ao drive de CD/DVD, é uma questão complicada, pois se não funcionar em quanse (ou nenhum) cd, e o dispositivo estiver bem acoplado ao equipamento, pode ser problema no canhão de laser, aí é meio que inviável trocar a peça, pois além de ser cara tem muitos ajustes a serem feitos para conseguir fazer funcionar. Mas olhe se não é apenas alguma sujeirinha no canhão ou se o mesmo não está desfocado, aí é outra história... Mas em todos os casos, um gravador de DVD para note atualmente está bem em conta...

Agradeço pelo comentário, e qualquer coisa, estamos aí...

Abraço!!!

pris disse...

paulo, até o momento a tela nao apagou estou deixando o note aberto para nao dar problema no cabo flat...
agora quando ligo o note no momento do boot soa um bip intermitente e no rodape da tela aparece uns tracos verticais até encher todo o rodapé e logo em seguida quando entra no windows ao clicar em alguma pasta ele abre outra pasta e também nao entra na internet... aí eu so consigo entrar na internet pelo INICIAR e fica normal... vc já teve esse problema????? grato fausto filho

Paulo disse...

Olá!

Traços na tela já vi horizontais, ocasionados por problemas na própria tela, mas como no seu caso há o detalhe do cabo flat, pode ser ele também (sem descartar a controladora de vídeo). O beep provavelmente é em fonção do problema no vídeo mesmo, qualquer dúvida pesquise "beep" e veja qual deles de sencaixa no diagnóstico de sua bios. Esse negócio de clicar em uma pasta e abrir outra até parece que o a resolução apresentada na tela é diferente da que o sistema está reconhecendo, mas sei lá, eu digo que é mandinga... hehe!!! Teste com Linux para ver se acontece igual...

Att.: Paulo

pris disse...

oi paulo desculpe mais nao entendi o teste de ''beep'' como se faz??? interessante que o problema das ''pastas'' e só queando se inicia depois fica normal inclusive a internet... vi no youtube uma explicacao que som de beep poderia ser sujeira nas memórias, pode ser??abraco fausto filho

Paulo disse...

Esse negócio da tela é sinistro mesmo... hehe!!!

Mas quanto aos beeps, é o seguinte, cada fabricante de BIOS tem seu próprio padrão de beep. Por exemplo, três beeps curtos podem significar problemas na memórias em determinadas bios, mas em outras pode significar outra coisa. Não me recordo se o A105 utiliza bios da AWARD, AMI, Phoenix ou outra, então quando iniciar seu note, pressione del para entrar no setup e veja.
Para descobrir, informe no google a bios (a sua) + beep. Um exemplo seria o link a seguir: http://www.tecnologiadoglobo.com/2010/05/o-que-significam-beeps-da-bios-da-motherboard/

Então, pode ser memória? Pode, mas depende a BIOS. Mas não custa nada retirar os módulos e limpar eles com uma borracha...

Att.: Paulo

Diego Froes disse...

Olá Paulo, parabéns pelo belo trabalho feito aqui.

Queria uma opinião sua sobre o possível problema no meu Toshiba Satellite A105.

É o seguinte: Já tem uma semana que ele começou a desligar sozinho.
- Mesmo eu utilizando ele com coisas que necessitam de pouco processador.
- Mesmo quando eu ligo ele pela primeira vez no dia.

Pode ser a memoria? Obs: Coloquei um slot novo nele, mas isso já tem uns 3 meses.

Pode ser a fonte? Obs: O cooler funciona normalmente.

Pode ser a falta de Pasta Térmica?

O que pode ser? Queria que, se possível, voce desse umas dicas sobre esse problema.

Obrigado!

Paulo disse...

Olá Diego! Obrigado por entrar em contato. Bom, quanto a sua dúvida é bem interessante, pois assim, problemas na memória poderiam reiniciar o note, desligar é difícil, ao menos que o problemaseja grave. Quanto a pasta térmica, verifique a temperatura do processador, se estiver elevada é um ponto para verificar, podes até usar o setup para ver isso ou algum software que verifica hardware. A fonte, veja se há tensao normal sempre, mas penso que deva ter, mas assim, na placa mãe o circuito de alimentação deveria ser verificado. Já tentasse rodar o linux direto do drive do CD para ver se não é coisa do windows??? No mais, verifique placa mãe, processador e HD (este último dificilmente, pois é o mesmo caso da memória).

Abraços!!!

Anônimo disse...

Olá Paulo, muito bom o seu tutorial. Vou abrir meu notebook Toshiba A105 pra fazer uma limpeza no cooler, pois está esquentando demais a parte de baixo do note e creio que o problema esteja no cooler. Vou usar suas dicas pra fazer isso. Além disso eu quero trocar o alto falante esquerdo do note que não está mais funcionando. Gostaria de saber se tem algum passo específico pra fazer isso ou é só tirar o antigo e colocar o novo mesmo? Será que é muito dificil de fazer esta troca?
Agradeço desde já e novamente parabenizo pelo excelente tutorial.
Grande abraço.

Paulo disse...

Olá!

Primeiramente eu gostaria de agradecer por visitar meu blog e expor suas dúvidas. Apesar de eu estar envolvido com o projeto final da pós graduação, é sempre bom responder a dúvidas como essa.

A troca do alto falante é normal, sem mistérios. Mas seria interessante você verificar se o potenciômetro está em boas condições, pois já vi alguns que de acordo com o volume, cortam um dos canais, então se puder injetar sinais diretamente no alto falante seria interessante para ver se o mesmo necessita de substituição. Se não necessitar, veja o cicuito de áudio em busca de algo anormal.

Abraços!

Nelson Capu disse...

Olá Paulo,estou com um problema com meu toshiba M305 s4910,na tela aparece listras horizontais ja troquei o sistema porem o danado continúa,no monitor extra esta normal,oque pode ser Paulo?

Anônimo disse...

estou com problema com um notebook, da marca ACER Aspire, o problema é que ele esta esquentando muito,e fica desligando sozinho, abri ele pra ver, tem 2 fios desligado. são cores um PRETO e outro BRANCO,este dois fios foi cortada as ponta que possuía um encache,e foi cortado.EU QUERIA SABER PARA QUE SERVE UMA PEQUENA PLAQUINHA, ONDE ESTE 2 FIOS ESTAVAM CONECTADO,
A PERGUNTA É: QUE FUNÇAO ESTA PLAQUINHA TEM ! VC PODERIA ME ESCLARECER MELHOR ESTA SITUAÇAO, ESTAREI AGUARDANDO SUA RESPOSTA.


GOSTEI DA SUA POSTAGEM ME AJUDOU A ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE O COMPUTADOR.

Paulo disse...

Opa amigo! Poderias tirar uma foto da localização dos fios? Mande para o meu e-mail: paulobsin@gmail.com

Ah! Descreva o que exatamente acontece e desde quando e se há alguma alteração se vc fizer algo, tipo, o vídeo está funcionando normal, a ventoinha está girando normalmente, a rede sem fio está funcionando???

Abraços!!!

Stephanie queops disse...

Oie Paulo, muito legal seu posto, meu namorado abriu um notebook toshiba e ele nao ta ligando, a tela dele nao acende fica preta, ligamos ele a um monitor e o minitor tbm nao deu sinal d vida, e ele olhou direitinho e nao tinha nada fora do lugar..aiaiai...o que vc achaa hein??

Paulo disse...

Olá Stephanie! Então, o note funcionava perfeitamente antes do seu namorado abri-lo? Se sim, ao pressionar o botão power o note dá algum sinal de vida ao menos? Se não, verifique todos os conectores e cabos, também veja se as memórias estão funcionando corretamente, se o HD está bem certinho... Também veja se não foi danificado nada durante o processo, como processador, conector de energia e coisas do gênero. Creio que não seja nada se impossível de resolver, pois veja o seguinte, basta um cabo com problemas para nada funcionar...

Anônimo disse...

Bom dia Paulo, tenho um Toshiba 300 e o problema é que ao abri-lo ele esta com folga e forçando, aquelas partes plasticas (cantoneiras) se abrem quando força, não sei o que esta gasto, será que preciso soltar a parte da tela em relação ao parte do teclado para verificar ? Se sim, como faço? Seu post esta muito bom.

Paulo disse...

Boa tarde! Obrigado pela visita!!! Bom, vamos ver, em geral, para ter acesso a quase todos os componentes de um note é quase sempre necessário primeiro tirar a tela, mas assim, dependendo de que parte você quer ter aceso... Terias como me mandar uma foto para analisar melhor?

Att.: Paulo

Anônimo disse...

Parabens Paulo. Gostei muitl do seu video. Paulo tenho um toshiba. Ele parou de repente. Ele quando alimentado apresenta a luz central amarela acesa. Pressionado liga , nao apresenta qualquer reacoa. Sera a fonte ? Medi 14,4v. Retirei o HD. Pressionei liga aprensentou a luz azul e mais nada. Posso alimentar com um fonre de 12v ?
Agradeco antecipadamente.
Att; Moises

Paulo disse...

Olá Moisés, se a sua fonte original está marcando na saída quase 15V (na fonte vem especificado 15V e 5A, certo?), está dentro do esperado. A questão é, ao ligar a fonte no note há queda brusca de tensão? Se você puder, abra o note até ao menos na parte de alimentação e verifique se esta tudo nos conformes. Assim, se fosse HD, memória ou coisa do tipo, ao menos um sinal de vida ele daria. Foque na alimentação, processador e placa mãe...

Abraço

Unknown disse...

Ola paulo luis .. muito obrigado por esse blog esta ajudando muitas pessoas que tenha duvida na area de informatica eu trabalho na area mais sempre e bom aprender novas coisa e melhor blog que eu ja vi

Paulo disse...

Olá Marcello, agradeço o elogio.

Que bom saber que as postagens tem sido úteis para o pessoal, o que é o fator motivador em fazer mais postagens.

Abraços!!!