terça-feira, 20 de abril de 2010

Utilizando mais recursos de seu PALM

Saudações!

Hoje venho tratar de um assunto que é de interesse para quem possui um PDA, mais especificamente um Palm. Muita gente adquire o produto e acaba por utilizar os recursos básicos do aparelho, mas pode-se ir bem além.

Vou citar um exemplo de algumas aplicações interessantes que encontrei para utilizar em um Palm Tungsten E2. A princípio, o aparelho tem muitas limitações, pois não possui Wi-Fi, seu processador é lento, sua memória interna é pequena (o que limita a instalação de muitos programas), e ainda, não reconhece cartão de memória acima de 1 GB. Porém, há dois recursos interessantes que podem ser utilizados, a rede Bluetooth (IEEE 802.15.1) e uma porta Irda, também conhecida como infravermelho.

Na verdade eu também não utilizava alguns recursos que estou citando aqui, pelo menos não significativamente, mas como tive que fazer um trabalho para a pós-graduação sobre redes Bluetooth, acabei descobrindo alguns softwares interessantes e aí muitas idéias foram surgindo. Obviamente que algumas dessas idéias ainda estão em faze inicial, portanto nem vou citar aqui, mas a idéia principal é facilitar a vida de algumas pessoas.

Primeiramente todos já devem saber que a troca de informações entre dispositivos Bluetooth é muito simples, digamos, é possível transferir sua agenda telefônica que se encontra e seu celular para o Palm, ou transferir arquivos para o computador (desde que obviamente o computador conte com rede Bluetooth!). Penso que não preciso entrar em detalhes, mas qualquer dúvida entre em contato que posso ajudar se for preciso.

Ok! Mas vamos ver o que mais pode ser feito com um dispositivo Palm Tungsten E2. Com certeza a primeira coisa que vem a cabeça é poder acessar a internet, correto? Mas será que é tão simples? Afinal, não existe Wi-Fi (IEEE 802.11), então nos resta duas alternativas, acessar via cabo (aquele que serve para sincronizar o PDA com o computador pessoal) ou utilizar a rede Bluetooth. Em ambos os casos há a necessidade de instalar mais um software, como o Softick PPP, que por acaso não acompanha o Palm e não é free, mas pode ser testado por alguns dias... Caso queira testar, encontre a última versão disponível na internet e faça o download. Para instalar é bem simples, mas é importante ressaltar que há a necessidade de fechar o Hotsynk, pois pode dar conflito. Aí é só configurar o software no computador e definir as configurações e rede no Palm, assuntos que serão tratados em outra postagem.

Vamos ver outras coisas que ainda podem ser feitas, falando nesta postagem superficialmente, pois a postagem ficaria muito grande caso fosse detalhar! 

Já pensou em controlar algumas funções de deu micro ou notebook através do Palm utilizando o Bluetooth? Sim, é possível e fácil, utilizando algum software específico para isso, como o Liberty Control, que deve ser instalado no computador que será controlado e no próprio Palm. Também é interessante ressaltar que há a possibilidade de haver conflito com outro software que esteja utilizando a mesma porta, como o Softick PPP quando configurado para Bluetooth, então a dica é, se deu conflito, utilizar apenas um software por vez, tomando cuidado para todos não iniciarem junto com o Windows, pois irão aparecer algumas mensagens de erros. O software também não é free e tem algumas limitações, como a quantidade de comandos que posso enviar ao computador. O software permite que movamos o cursor pela tela, controlamos o Windows Media Player, navegadores, Power Point (recurso interessante para utilizar durante a apresentação de trabalhos, hehe!) entre outros. Claro que há celulares que podem acessar essas funções do computador sem a instalação de softwares adicionais, através também do Bluetooth.

Para finalizar essa postagem, vou citar mais um exemplo de utilização. Já pensou em ao invés de ter que utilizar um monte de controles remotos, concentrar todas as suas funções num só dispositivo? A utilização de um software chamado Novii Remote pode transformar seu Palm em um controle remoto universal. Testei o software e em instantes configurei o Palm para controlar uma TV, um receptor de satélite, um DVD player e um VCR (sim, um vídeo cassete... hehe). Basicamente, se o aparelho não está na lista que o software tem, escolha o tipo de aparelho (TV, DVD...) e configure de forma fácil, pois existe a possibilidade de colocar o controle em frente ao Palm e apertar as telhas correspondentes que o software “aprende”. Isso será discutido numa nova postagem, como os assuntos anteriores.

Bom, espero que esses exemplos possam demonstrar que existe mais recursos disponíveis em seu Palm que você imagina, e que a utilização desses recursos é bem simples e facilitam muito a vida das pessoas.

Abraços e até a próxima!!!

2 comentários:

Larissa disse...

Oi Paulo!
Bom, sobre o PALM ficar no lugar de controle remoto adorei, vc é genial,
sei q dá certo pq vc fez aqui em casa com os meus controles, vc é um máximo!!!
Só estou esperando vc fazer isso td no not, pra mim seria ótimo já q minha deficiência física me empede muitas vezes de mexer em controles ou eletrônicos q tenham botões pequenos.
Muito boa essa postagem, tenho certeza q vai ajudar muitas pessoas...
Parabéns!
Bjs!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado Lara!

Pois então, funcionou bem até... agora vamos partir para a próxima etapa da pesquisa, mas a idéia é fazer algo para realmente facilitar, já que os controles remotos geralmente tem teclas pequenas e a grande quantidade dos mesmos acaba atrapalhando mais ainda...

Bjs!!!