terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Criando uma Lista Suspensa no Microsoft Excel 2007

Olá a todos! Hoje vou falar sobre como criar listas suspensas no Microsoft Excel 2007. Uma lista suspensa é muito útil, pois podemos escolher uma dentre várias opções pré-estabelecidas ao invés de termos que digitar o texto em cada célula separadamente, e ainda, impedimos que seja dado entrada na célula, algum valor que não seja adequado.

Bom, vamos ao que interessa, o exemplo. Para o mesmo utilizei uma lista de filmes onde a lista suspensa deveria contemplar os gêneros dos filmes.


Na coluna "G" adicionei os gêneros posteriormente utilizados na coluna "C", como pode ser visto


Bom, agora vamos na parte superior do Excel e selecionamos a aba "Dados". Selecionamos então as células em que os dados estarão disponíveis, que no meu caso são algumas células da coluna "C". Com as células selecionadas, vamos em "Validação de Dados", como pode-se ver na imagem que segue:



Dentro da janela de validação de dados, na aba "Configurações" escolhemos a opção lista.


O próximo passo é a seleção da fonte para a lista, que no exemplo, correspondem as linhas da coluna "G", onde estão os dados dos gêneros.




Após clicar-mos no OK, podemos testar na coluna "C" e verificar-mos se está tudo funcionando.

Ok! Mas dá para melhorar isso! Vamos supor que a você não queira que as informações da lista suspensa fiquem na mesma planilha onde elas serão utilizadas, então, poderíamos por exemplo, colocar a lista de filmes na planilha 1 e os gêneros na planilha 2, isso faria com que seu documento ficasse mais atraente a quem vê e ainda, não fica aquela confusão de todos os dados na mesma planilha, onde sem querer você pode excluir ou alterar os dados. Para tanto, ao invés de indicar somente o endereço das células onde as informações estão, indique também a planilha, por exemplo: =Plan2!$ 

Bom, é uma dica bem simples, mas que pode nos auxiliar no cotidiano. Qualquer dúvida entre em contato.
Abraços e até a próxima!!!

36 comentários:

Larissa Pfau disse...

Olá Paulo!
Muito legal essa postagem, estou usando e ficou bem mais fácil pra mim...
Parabéns e que seu Blog continue sempre assim...
Abraço!

Larissa Pfau disse...

Olá Paulo!
Muito legal essa postagem, estou usando e ficou bem mais fácil pra mim...
Parabéns e que seu Blog continue sempre assim...
Abraço!

Anônimo disse...

Luis Filipe


Paulo, me foi muito útil esta dica! A tempos vinha tentando descobrir como fazer isso.
E tenho certeza que será proveitoso para inúmeras pessoas!

Sucesso e Saúde.

Um grande Abraço

Paulo disse...

Eu que agradeço a sua visita!!!

Obrigado a vocês, Larissa e Luis Filipe pelos comentários. Qualquer coisas é só entrar em contato...

Abraços!!!

Anônimo disse...

Muito boa a dica,
mais fiquei com duvida ainda, gostaria de algo similar a isso, tenho uma planilha com x informações, e gostaria de ao começar a digitar algo por ex:
Na tabela 3 tenho uma lista com nomes..

Na tabela 1 ao digitar por exemplo "Pa" ele já me traga os itens que tenha a palavra "pa", e ao digitar "paulo", ele me traga todos os itens que em sua composição tenham "paulo".

Seria possivel ?

Anônimo disse...

Nossa adorei esse post estou procurando essa solução a muito tempo e os post que encontro nao sao claros e diretos como esse...mto bom!!!!

Paulo disse...

Obrigado pelo elogio e fique a vontade de sanar alguma dúvida.

Att.: Paulo

Luiz Ikeda disse...

Cara, me ajudou muito!
Obrigado!

Paulo disse...

Obrigado!!!

Thiago disse...

Paulo, aproveitando este post... caso eu queira fazer mais de uma lista suspensa, onde uma dependa da outra, vamos por como exemplo a hierarquia de uma empresa. em uma coluna eu coloco os cargos da empresa (diretor, gerente etc), e na coluna ao lado o nome das pessoas que ocupam este cargo (ou seja, cliquei em diretor na primeira coluna e na segunga so terei as opçoes dos nome do diretor.) consegui utilizando a formula SE e dando nomes a listas, mas qnd tentei usar varias listas nao tive espaço para completar a formula

Sephiuson disse...

Uma pequena dúvida: como eu faço para permitir que a opção fique em branco? Tentei desmarcar a caixa de texto "Ignorar em branco" mas não mudou nada, eu queria que o usuário pudesse voltar a deixar a caixa em branco (já que alguns deles não vão pensar em simplesmente apertar o botão pra deletar, é mais fácil deixar a opção visível pra eles).

Paulo disse...

Bom, realmente não havia percebido esse problema de não possibilitar que o usuário utilize uma opção que seja em branco. No momento não tenho como ver isso aqui pois não estou com o excel instalado (estou utilizando linux para alguns trabalhos), mas assim, se não mostra a opção em branco, mesmo selecionando uma célula que não contenha nada, aconselho a colocar algo que seja insignificante dentro da célula, como um ponto (.) por exemplo. Podes ainda utilizar um "Se" para que o ponto suma, mudando de cor por exemplo se for selecionado.

Qualquer coisa entre em contato, até se conseguiu resolver o problema para que possa ser compartilhado.

Abraços!!!

Maria Helena disse...

Oi Paulo, obrigada pela dica. Não estava conseguindo fazer através da ajuda do excel nem a pau.

Muito obrigada, Maria

Rodrigo disse...

Muito Obrigado. Estava procurando como fazer isso no google.

Paulo disse...

Olá! Eu é quem agradeço as visitas!!!

Abraços!!!

Anônimo disse...

Muito Bom. Deu certo..

Valeu.

Landinho disse...

Muito bom, há tempos pensava em fazer isso, mas pensava que tivesse que editar algum macro. Valeu

Josué Alves disse...

mt bom

Jefferson A. Silva disse...

Muito bom, explicou melhor que a própria Microsoft...

Só um detalhe: e se eu quiser ao invés da referência das células, utilizar uma tabela, colocando apenas o nome da tabela, é possível?

Anônimo disse...

muito bom valeu mesmo,
não tenho intimidade com o excel...
me ajudou muito

Paulo disse...

Obrigado pelos comentários e pela visita!!!

Abraço a todos!!!

Anônimo disse...

Paulo sua postagem me ajudou mto, desde ontem eu estava procurando alguma coisa sobre isso no google e não achava nada, mto obrigada!

Paulo disse...

Obrigado pela visita!!! Abraços!!!

Anônimo disse...

Ola Paulo gostei muito da informação para criação da lista suspensa, mas não consegui foi usa a tabela de dados estando em outra planilha conforme exemplo que vc citou, pode me explicar melhor como porceder.

Maely disse...

obrigada!!!
este post me ajudou muitoooooooo =)
só uma coisa: não consegui colocar as informações da Plan2, como vc sugeriu no final...

Paulo disse...

Olá, grato pelo comentário. Pois então, vou ver se consigo um tempinho para fazer um passo-a-passo para a resolução deste problema, pois há mais pessoas com a mesma dúvida.

Abraços!!!

Anônimo disse...

Olá Paulo, bom dia

Legal o post, parabéns. Mas coloco abaixo uma dica para fazer a lista suspensa diretamente na célula onde você quer fazer a lista, sem ter que fazer referência a nenhuma outra tabela. Siga os passos que colocou para lista suspensa e no box "Fonte" onde coloca a referência da lista, simplesmente coloque o nome de cada item da lista separado por ponto e virgula. Por exemplo, se quer colocar na lista as opções "Sim" e "Não", no box "Fonte" coloque Sim;Não. Pronto. Isso é bom pois evita que fique procurando onde estão os conteúdos das listas suspensas. Espero ter ajudado, abraço!

Lucas

Paulo disse...

Opa Lucas, obrigado pela colaboração!!! Depois que fiz a postagem não tive mais tempo de rever este tópico, por isso da importância da colaboração dos leitores!!!

Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Malise Kroth disse...

Olá Paulo! Essa dica me ajudou muito. Facilitou a minha vida. Muito obrigada!

Num mundo onde as pessoas vendem o que sabem, encontrar alguém que se disponha a ensinar o que sabe,sem nada cobrar é de grande valor.

Abraços

Malise

Paulo disse...

Obrigado Malise pelo comentário!!! Também agradeço a sua visita e me disponho a sanar alguma dúvida que tenha ficado pendente. Se quiseres sugerir algum assunto para a próxima postagem, pode sugerir, se eu conhecer sobre o assunto vou escrever, se não conhecer, vou buscar o conhecimento necessário para postá-lo aqui no meu blog!!!

Abraços!!!

Paulo

Ticiano Andrade disse...

Paulo
Boa tarde.
Mais um a te agradecer e a parabeniza-lo.
Como podemos utilizar o filtro em uma coluna com "200"celúlas com inserção de dados por pastas suspensas idênticas. O filtro de uma série de dez colunas, por exemplo, não funciona nas colunas que temos pastas (menu) suspensa.
Como ler o texto selecionado pelo vba?. Não consigo.
Tem como "quebrar" o link da pasta suspensa ficando os "valores" em cada célula, sem ligação com a lista?
Independente da resposta, grato sou.

Paulo disse...

Boa tarde Ticiano Andrade!

Eu que agradeço pela visita ao meu blog e pelo comentário. A sua dúvida é interessante, no momento estou sem o Excel para fazer os testes, mas assim que estiver que tiver a oportunidade de analisar esta questão, vou tentar encontrar um caminho. Agradeço por ter postado a dúvida, pois assim a busca por uma resposta se torna uma meta.

Abraços!!!

Anônimo disse...

Paulo, precisei para uma planilha e me foi muito útil mesmo! Explicou de forma simples e objetiva, não tem como ter dúvidas. Parabéns e obrigada!!

Tamara

Paulo disse...

Eu que agradeço a visita e o comentário Tamara. Qualquer dúvida, entre em contato.

Att.: Paulo Luis

Unknown disse...

Pessoal boa tarde!!!

Gostei muito da materia. Tem como criar a Lista Suspensa com duas colunas, onde eu possa inserir dados da primeira coluna na celula???