domingo, 23 de junho de 2013

Problemas de Áudio no Linux Ubuntu 13.04

Olá pessoal!!!

Bom, depois de um bom tempo sem ter criado novas postagens, vou tentar escrever com mais regularidade, ainda estou escolhendo os temas para os posts. Hoje estou escrevendo sobre algo que aconteceu comigo e que pode muito bem acontecer com mais pessoas, embora a probabilidade seja remota, uma vez que poucas pessoas utilizam o sistema operacional Linux e mesmo os que utilizam, geralmente não tem problemas com drivers e coisas do tipo, uma vez que o Linux reconhece a maioria dos componentes com facilidade. 

No meu caso, tive problemas com o som num notebook Toshiba A105, que apesar de ser um pouco ultrapassado dá de 10 a 0 em muitas coisas que estão no mercado atualmente... hehe!!!

Mas vamos lá, neste notebook em questão fiz uma partição Windows, uma para dados e outra Linux. Já tinha instalado outras versões do Linux Ubuntu sem problemas, mas ao instalar a versão 13.04 tive a surpresa do fato de que o áudio não estava funcionando. Fiz todas as verificações possíveis em "Configurações de Som", mas nenhuma fez efeito algum.




Então pesquisando descobri que tem uma opção na qual pode-se alterar algumas configurações, para tanto há a necessidade de entrar pelo terminal. O comando para entrar nessas configurações é:

sudo alsamixer

Então aparacerá uma tela com algumas opções, use as teclas de navegação para alternar entre elas.




.
 


Note que até aqui temos alguns parâmentros interessantes para serem vistos, mas como estava tudo normal, vamos ao que era realmente o problema, veja na imagem abaixo que a opção "Auto-Mute Mode" estava habilitada.




O que eu fiz para solucionar o problema do som foi alterar esse parâmetro para desabilitado, como podemos ver na imagem que segue.




Então para finalizar, é só dar um ESC mas não feche o terminal antes aberto! Já no terminal, digite:

sudo alsactl store




Com isso gravamos as configurações realizadas e pronto, é só testar. Geralmente esse procedimento resolve o problema, mas claro que existem casos que não é só isso, e aí tente verificar especificamente qual o problema para tentar resolvê-lo.

Bom, por hoje é só!!!

Abraços!!!

7 comentários:

lucas disse...

Porra, man! VC é foda! Venho com esse problema desde o 8.04. Meu som picotava se tivesse 100%. Ficava baixinho comparado ao windows! Agora resolveu! Posso usar meu Subwoofer a toda potência. Valeu mesmo!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado Lucas! Agradeço a visita e ao comentário!!!

Abraços!!!

Evandro Rocha disse...

Muito boa a dica. Resolveu meu problema. Só não dá para entender pq o Ubuntu vem com essa opção habilitada.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Evandro, obrigado pelo comentário. Olha, eu também penso que nessa parte eles poderiam dificultar menos, mas enfim... hehe!!! Abraço!!!

HELPINGBLOG disse...

poxa eu to com um problemao, eu sou iniciante e meu pc ta linux dual boot windows7 ... no windows o som ta beleza ja no linux fica cortanto e as vezes fica mudo , por favor vc pode me ajudar? ja nao sei mais o que faço!!!

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá! Pois então, provavelmente você tinha os drivers corretos para Windows o próprio Win7 já continha os mesmos. Já o Linux, as vezes dá um pouquinho de trabalho, pois pode ser driver ou configuração de algum parâmetro do sistema. Geralmente é problemas com drivers, eu mesmo nas atualizações as vezes acabo me estressando um pouco, pois o que funcionava 100% numa versão, na outra não vai... Mas como é o som, não fica tão difícil (pois poderia não ter carregado o vídeo ou rede, aí seria um problema). Primeiramente veja a distro exata do Linux que está utilizando. Posteriormente, veja o modelo da sua placa mãe (foque na controladora de áudio), se você for no Windows, veja qual driver de placa de som que ele utiliza, então procure uma versão alternativa para Linux. Não seis se você tem familiaridade com o terminal, mas se tiver fica mais tranquilo... Qualquer coisa dê um toque...
Abraços e boa sorte!!!

Jose Alcemir Farreira Cabral disse...

Obrigado, meu desktop estava sem som e executei os passos indicados e fiz uma alteração na opção -independ- que estava -off- e mudei para -on-. Diferente dos notebooks que é -Auto-Mute Mode-.