domingo, 12 de janeiro de 2014

Atualização de POIs de Alerta (Mapas, Radares...), GPS Garmin Nüvi 50LM.

Olá Pessoal!!!

Bom, dando continuidade a última postagem, que se referia ao GPS Garmin Nuvi 50LM, vamos agora ver como fazer as atualizações de alerta quanto a radares fixos, lombadas físicas entre outros. Existem alguns sites que disponibilizam esses dados gratuitamente e a forma de instalar é muito simples. Eu utilizo a base de dados do site MapaRadar ou do GPS Info. Particularmente prefiro baixar do site GPS Info pois posso baixar os arquivos separadamente (são 6 arquivos ao todo), e posteriormente é só copiá-los para a pasta chamada POIs no GPS, então vou focar neste exemplo.

Primeiramente faça o download dos arquivos no site do GPS Info, porém, como na maioria dos sites, é necessário ter uma conta para ter acesso aos arquivos do site, ao fórum e aos tutoriais. Basicamente a criação de conta não sai do padrão dos outros sites, ou seja, é tranquilo. Caso ainda não tenha conta no site, clique em Registrar, aceite os termos e informe seus dados.

Para baixar os arquivos, vá para a página http://www.gpsinfo.com.br/downloads.php?cat=2 , clique em Entrar e insira seus dados (login e senha).



Feito o login e enrando na página de transferência de POIs de alertas (http://www.gpsinfo.com.br/downloads.php?cat=2), é só clicar em cada um deles e baixar o arquivo respectivo.




Após baixar todos os arquivos, coloque-os dentro de uma pasta para que fique tudo organizado, para que na hora da transferência para o GPS não dê muito trabalho para localizar todos os arquivos necessários.


Conecte o GPS ao computador, provavelmente o Windows reconhecerá ele como dispositivo de armazenamento e sendo assim, você pode acessar as pastas clicando na opção abrir. Caso isso não ocorra, vá em Meu Computador e veja que tem um dispositivo chamado Garmin nüvi com o símbolo de um triângulo azul.


Ao clicar nele, você terá acesso às pastas do dispositivo, veja que tem uma pasta chamada POI, clique nesta pasta e veja os arquivos nela contidos. Nesta exemplo veja que os arquivos da pasta POI do GPS tem versão mais antiga do que os arquivos que baixei.



Agora, exclua os arquivos da pasta POI do GPS, posteriormente copie os arquivos recentemente baixados para esta pasta e pronto, você acabou o processo de atualização de POIs de alerta.



Desconecte o GPS do computador, ligue-o e teste para ver se os POIs de alerta estão funcionando (pode testar ligando o Simulador de GPS e fazer alguma rota que tenha algum desses POIs de alerta, mas não se esqueça de desativar o Simulador antes de utilizar o GPS novamente!!!).

Bom, espero que essa postagem tenha ajudado em alguma possível dúvida quanto a atualização de POIs de alerta. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só entrar em contato.

Abraços!!!

9 comentários:

paulo pereira disse...

belíssimo tópico, obrigado !

Paulo Luis Steinhauser disse...

Obrigado Paulo Pereira. Ainda tenho outras postagens interessantes acerca de GPS, mas falta dar uma revisada...

Caio Molina disse...

Essas atualizações vale para qualquer GPS da marca GARMIN ?

Paulo Luis Steinhauser disse...

Olá Caio, funcionou perfeitamente em 100% dos dispositivos por mim testados, desde os mais antigos até os atuais... Só tome cuidado em excluir a versão anterior dos arquivos para não ter problemas...

Anônimo disse...

achei muito bom seu passo a passo poderia me tira uma duvida a respeito do site em relação a atualização por exemplo que site e mais atual Mapa radar ou GPS info, tem duvida no mapa radar que base de dados do heliohost compilado em 23/02/2014 iso quer dizer que a base de dados dele e de mes 2 de 2014?
enquanto no GPSinfo e data e de 25/01/2015 estou enganado ou e isso mesmo?

Paulo Luis Steinhauser disse...

Boa noite!

Pois então, em tese é isso mesmo. Porém pode acontecer do compilador não estar gerando dados sobre a versão da compilação (o que eu penso ser difícil, pois iriam notar... maaaasss....).

Os tamanhos dos arquivos são muito diferentes?

Att.: Paulo

Clube do GPS disse...

Atualização GPS Garmin http://www.clubedogps.com/

Marquinho disse...

Usei os POIs de alertas do site tracksource, e notei que o mesmo avisa muito em cima.
Exemplo: quando avisa sobre lombada, a lombada já está em torno de 15/20 metros.
Gostei mais dos POIs do GPSinfo, mas não tive avisos em alguns radares, mesmo os radares sendo mais antigos que a data de atualização dos alertas da GPSinfo, inclusive tomei multa num radar de 60 por falta de aviso.
Sobre "Mapa Radar" ainda não usei.

Paulo Luis Steinhauser disse...

Pois então Marquinho! Primeiramente agradeço pela visita em meu blog.

Então, esta postagem é 2014, mas os conceitos continuam os mesmos... Um dos maiores problemas no que se trata dos POIs, em que se refere a posição e cadastro, é a falta dessas informações numa base de dados oficiais com coordenadas corretas. Então, cabe a nós alimentar a base de dados do TrackSource e do GPSinfo. Eu por exemplo, assim que há nova lombada por exemplo, verifico as coordenadas com o GPS, e para ter certeza que o aviso vai ocorrer antes da mesma, vejo no Google Maps as coordenadas indicadas e se as mesmas estão de acordo com os dados do GPS. Após isso, informo aos administradores dos sites acima citados e eles providenciam para a próxima atualização a inclusão, mudança ou exclusão dos POIs.

Att, Paulo Luis