terça-feira, 21 de julho de 2009

Alterando o tamanho de imagens.

Saudações!

Hoje vou tratar de um assunto que com certeza a maioria das pessoas já teve que fazer, alterar o tamanho (resolução) de imagens, principalmente para dispor as mesmas na internet, seja via e-mail, orkut ou outro.

Há várias maneiras de fazer isso, mas hoje vou tratar de apenas 3 maneiras simples, a primeira é utilizando o Microsoft Office Picture Manager (da Microsoft), a segunda seria utilizando o Macromedia Fireworks e a terceira, e mais interessante das 3, quando se trata de modificar tamanho de várias imagens ao mesmo tempo, que é o IrfanView.

Primeiramente selecionei 3 imagens, com uma resolução relativamente alta, como pode ser visto na imagem que segue:


Uma imagem cujo tamanho seja de 2592 x 1944 é ótima para ter armazenado no computador, mas para transferir isso pela internet, se torna complicado e demorado, dependendo da velocidade da conexão entre outros fatores...

Então, que tal diminuir-mos essas imagens?

Vamos começar pelo mais simples, porém nem tão poderoso método, o uso do Microsoft Office Picture Manager. Primeiramente clique com o botão direito sobre a imagem e se escolha a opção "Abrir com" - "Microsoft Office Picture Manager", como podemos ver na imagem a seguir:


Com o programa aberto, vá no menu "Imagem" - "Redimensionar".


Ao clicar nesse botão, surge do lado direito da tela algumas opções de redimencionamento. Digamos que você queira redimencionar para 640 x 480px, vá em "Relação largura x altura predefinida" e escolha a opção como segue:


Após escolhido o tamanho, clique em "OK" e vá no menu "Salvar" (ou CTRL + B) e pronto!

Já na segunda opção, que seria a do Fireworks, também não é difícil, mas o difícil mesmo é encontrar um computador com tal programa instalado... hehe!!! Mas tudo bem, vamos na hipótese que esse programa está instalado em sua máquina, então abra-o e procure a foto que deseja redimencionar ou simplesmente clique sobre a imagem com o botão direito do mouse e escolha "Abrir com" - "Fireworks". Se a versão que está instalada em seu computador (caso tenha instalado) seja em inglês, vá no menu principal e escolha "Modify" - "Canvas" - "Image Size..."


Irá surgir uma nova janela, entitulada "Image Size". Em "Pixel dimensions" informe os novos valores, que serão 640 e 480 (se a opção "Constrain proportions" estiver marcada, basta informar um dos tamanhos que a outra já atualiza automaticamente).


Bom, agora que já vimos como fazer para alterar o tamanho das imagens com esse dois programas, vamos ao terceiro, que a princípio é mais complicado, mas sem dúvidas é muito menos trabalhoso se for para alterar várias imagens ao mesmo tempo. Primeiramente veja se o IrfanView está instalado em seu computador, caso não esteja, baixe o seu instalador e instale, é bem simples...

Abra o IrfanView e você verá uma tela parecida com essa, mas não se desespere... hehe!!!


Vá no menu e escolha a opção "File" - "Batch Conversion/Rename...", que seria a opção de alterar arquivos em lote, ou seja, vários arquivos de uma só vez.


Nesse instante irá aparecer uma outra janela, essa sim é um pouco complicada, mas vamos ver o que fazer nela! Para facilitar um pouquinho as coisas, decidi dividir a tela em 8 partes e explicar cada uma delas, as áreas que não entraram nessas 8 partes também são importantes, porém são simples de entender e não necessitam de um comentário mais detalhado.


  1. Work as: nessa área há 3 opções de escolha, se queremos fazer alguma conversão nas imagens, se queremos renomear todas ou ainda, alterar e renomear, que foi o mais indicado para o meu caso, por isso escolhi esta opção;
  2. Aqui se indica o formato de arquivo de saída, a minha escolha foi o próprio JPG. Mas aqui tem um detalhe muito importante, tão importante que vou deixar para comentar depois...
  3. Nessa região se escolhe como se chamarão as imagens geradas pelo software, que é formado por um nome fixo e um número variável que o sistema gera;
  4. Onde os arquivos gerados pelo software serão armazenado, por default é a pasta "C:\TEMP", mas pode ser alterada;
  5. Onde estão localizados os srquivos e quais os arquivos que estão na pasta alvo;
  6. O botão "Add" permite que você escolha quais os arquivos da pasta alvo serão modificados. Já o "Add all" seleciona todos os arquivos para as modificações.
  7. A lista dos arquivos que farão parte do processo. Caso haja algum arquivo que você queira tirar dali, selecione o mesmo e clique em "Remove";
  8. O botão "Start Batch", que inicia o processo de alterações, então só clique nele após configurar tudo certinho...
Lembram-se que comentei que o item 2 tinha algumas particularidades? Pois então, existe um botão "Advanced" que clicaremos para configurar alguns parâmetros, inclusive o tamanho final da imagem! Pois bem, lá tem um monte de opções, mas se sua intenção era somente alterar o tamanho das imagens, a parte importante é o "RESIZE"! Deixe esta tela parecida com a que a imagem a seguir mostra:



Feito isto, clique no botão "OK", e se já configurou todos o resto, clique no botão "Start Batch" da tela anterior, e se não ocorrer nenhum erro, surgirá uma tela informando os nomes dos arquivos gerados e o local onde eles foram armazenados, bem como o nome e local dos arquivos de origem.


Vá na pasta onde foram armazenados os arquivos modificados pelo software e verá que seu tamanho (e no meu caso, o nome também) dos arquivos foram realmente alterados com socesso.


Mas há uma particularidade que não comentei aqui propositalmente... hehe!!! Bom, nem vou contar, mas se você for bem esperto notará algo diferente em algumas ocasiões que utilizar o software...

Abraços, e até a próxima!!!

terça-feira, 30 de junho de 2009

Limpando e resetando uma impressora Epson C43

Saudações caros leitores!

Nessa postagem vou comentar sobre um problema que tive recentemente com minha impressora Epson C43.

A maioria das pessoas desconhece, mas a Epson utiliza um contador de ciclos nas suas impressoras, e atingindo o limite de ciclos especificados, o equipamente pára de funcionar, os leds começam a piscar alternadamente e é exibido uma mensagem na tela computador surge a seguinte tela:



Isso é mais ou menos equivalente a dizer "leve sua impressora para a assistência técnica!". Mas será que é necessário mesmo? E por que aparece essa mensagem estranha?

O que acontece é o seguinte, no interiror da impressora existe um reservatório que serve para armazenar a tinta que sai dos cartuchos durante o período que ela fica parada, quando se faz uma limpeza de cabeças de impressão via software entre outros, ou seja, serve para guardar a tinta deperdiçada. Para que a impressora voltasse a funcionar, bastaria a utilização de um software que dá um reset no contador, mas aí corre-se o risco de haver muita tinta no reservatório e uma hora começar a transbordar. Então a melhor alternativa seria mesmo antes de resetar, desmontar e limpar o equipamento.

Primeiramente vou apresentar o equipamento, para quem não está familiarizado com o modelo da impressora, é esta que se encontra nas fotos a seguir:



Eu, como usuário dessa impressora, posso afirmar que ela tem uma boa qualidade de impressão, mas nada de extraordinário, ou seja, não dá para montar uma gráfica utilizando tal equipamento... Imprime fotos satisfatoriamente, em papel fotográfico, é claro! Aguentou bem a impressão de meus dois TCC's, onde eu imprimi cerca de 600 páginas (4 cópias de um TCC e mais 2 do outro). Mas obviamente tem seus problemas, como a baixa velocidade de impressão, a necessidade de limpeza das cabeças constantemente, o ruído alto durante a impressão, a utilização de cabo paralelo e por aí vai... mas funciona... hehe!!!

Tudo bem, agora que a impressora já foi apresentada, vamos ao trabalho!

Obviamente que para começar o serviço eu tive que tirar a “carcaça” da impressora, tarefa que me custou um bom tempo. Não que seja assim tão difícil, mas como eu nunca tinha desmontado um dispositivos desses e infelizmente não encontrei nenhum tutorial de como exatamente se faz isso, observei tudo em busca de parafusos ou encaixes. Não encontrando nenhum parafuso, iniciei forçando os 3 engates visíveis na parte posterior do aparelho, que podem ser vistos na imagem a seguir:


Mesmo assim a carcaça estava firmemente presa ao restante da impressora. Tomando cuidado para não quebrar nenhum encaixe, fui forçando as laterais da mesma, e encontrei os outros engates, e posso afirmar, que é complicada a primeira vez, pois sempre há o receio de quebrar algo...

Carcaça solta, pude visualizar o interior da impressora, como podemos ver nas próxima fotos:




Até aí tudo bem, certo? Pois então, comecei a limpeza na placa de metal onde o carrinho de impressão se desloca. Ali geralmente fica um pouco de tinta, mas nada assustador, porém é bom dar um limpada de vez em quando, até porque é um local de fácil acesso.

Nessa região utilizei alguns lenços de papel, se bem que papel toalha sairia mais barato, mas como não tinha...

O segundo local de limpeza foi onde o carrinho de impressão fica parado quando não está em funcionamento, e é onde acontece a limpeza das cabeças de impressão. Para tanto, tive que deslocar o carrinho para a esquerda, e assim conseguir chegar às peças existentes ali.


Tive que se tomar muito cuidado dessa parte em diante, pois não seria nada interessante danificar algum componente interno, principalmente algo relacionado às cabeças de impressão.

Depois de feita a limpeza dessa parte, recoloquei o carrinho de impressão na posição de “descanso”, também com muito cuidado.

Pois então, até agora nada de muita sujeira, mas calma, vamos chegar nessa parte... hehe!!! Por falar nisso, se por acaso alguém quiser se aventurar a fazer essa limpeza, vou dar um conselho muito, mas muito importante: use luvas!!! Não que isso seja necessário, mas se você não quiser gastar horas tentando lavar as mãos, uma luva (daquelas que se compra nas farmácias) é muito indicado.

Siga aquela mangueirinha branca que sai do lugar onde a cabeça de impressão estaciona e chegará à parte mais suja, que é o reservatório da tinta desperdiçada, localizado na parte de trás da impressora, como pode ser visto nas fotos a seguir:



Os feltros até podem ser removidos sem tirar a parte de alimentação de papel da impressora, mas como a limpeza tem que ser feita também no reservatório, há a necessidade de remoção de peças que atrapalhem o trabalho.

Esse suporte é encaixado e preso por dois parafusos, um localizado próximo à fonte de alimentação e outro na lateral da impressora, em uma das engrenagens.

Retirado o suporte, o próximo passo foi retirar os quatro feltros e lavá-los. Primeiramente tentei utilizar um recipiente com água e detergente, mas como foi só colocar um dos feltros e a água ficar preta, decidi lavar em água corrente.


Olha que nessa parte gastei um bom tempo e alguns litros de água! Segurando o feltro com uma luva (obvimante, caso contrário minhas mãos ficariam muito sujas), lavei um a um debaixo de uma torneira. Nunca imaginei que pudesse existir tanta tinta dentro deles... hehe!

Depois de lavá-los cuidadosamente, coloquei-os dentro de um recipiente, e como podemos ver na foto que segue, houve mudanças significativas...


Com essa parte limpa, faltava deixar os feltros enxutos. Para isso, coloquei-os dentro de uma centrífuga (não é o mais indicado, mas como eu estava com pressa e sabia que os componentes estavam limpos, foi uma maneira de acelerar o processo), e deixar o secar o restante no dia seguinte.

Também ainda faltava limpar o reservatório de tinta, onde os feltros ficam localizados. Nessa parte do processo recorri novamente aos lenços de papel, já que estava sem papel toalha... Nas fotos que seguem, pode-se ver a diferença do ante e depois da limpeza:



Com tudo limpo, comecei a recolocar os componentes no lugar, iniciando pelos feltros, passando para a parte de alimentação de papel e por último a carcaça.





Mas antes de montar a carcaça, fiz o reset do contador interno da EEPROM da impressora, utilizando para isso o software russo SSC Service Utility v4.30, que funciona em praticamente todas as versões do Windows, abrange muitos modelos de impressoras Epson, estejam elas ligadas na porta paralela ou USB, e ainda, é grátis!

Não consegui na primeira tentativa pois tive problema de comunicação entre a impressora e o computador, mas na segunda tentativa, consegui zerar o contador e o equipamento voltou a funcionar.


Acabado a montagem, foi só fazer a limpeza das cabeças de impressão com o software da própria impressora e o equipamento voltou a funcionar normalmente.

Espero que esse relato tenha contribuído em algo, nem que seja só para matar a curiosidade do que acontece quando a impressora trava sem explicação e é necessário levá-la a uma assistência técnica. Obviamente que na maioria das assistências que trabalham com impressoras, não há o improviso que eu tive que fazer nesse caso, o que explica o valor considerável para tal serviço. No meu caso, economizei R$ 50,00, o que para alguns não é muito, mas para mim, considerando o valor das impressoras atuais no mercado, não sei se mandaria ela para a assistência ou compraria uma multifuncional.

Abraços e até a próxima!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ativando os Scripts no IE

Uma coisa que eu acho um tanto quanto paranóica é a desativação dos Scripts de páginas web pelo navegador. Digo isso porque desenvolvo websites e muitos dos recursos visuais, de validação de dados e outros são desenvolvidos em JavaScript.

No Internet Explorer, principalmente nas versões mais antigas (como a 6), muitos recursos vêm desativados, o que acabam por causar alguns transtornos. Hoje por exemplo, fui demonstrar como funcionava a validação dos campos da página "Contato" do site que estou fazendo e a entidade de onde testei essa validação estava utilizando o navegador Internet Explorer 6(se podemos chamar o Internet Explorer de navegador...) . Como ainda não fiz a validação no servidor com PHP e os Scripts estavam desativados no IE, tive a "felicidade" de ver o envio de campos em branco para o e-mail, sem nenhuma verificação quanto ao preenchimento de dados obrigatórios e sem a validação do endereço de e-mail. Sei que para alguns leitores isso pode não ser muito significante, mas pode ter certeza que é.



Digamos que os campos do formulário acima forem enviados sem nenhuma informação, do que adiantaria criar um "fale conosco"?

Pois bem, essa já é uma justificativa para que os Scripts estejam ativados. Então agora vamos ver como ativar esses Scripts no navegador mais problemático que conheço, o IE.

Primeiramente vá no menu "Ferramentas" e escolha a opção "Opções da Internet".



Abrirá uma nova janela, na qual você deve escolher a aba "Segurança", como mostra a figura abaixo. Dentro dessa aba clique no botão "Nível personalizado..."



No IE 7, procure pela seção entitulada "Script". Nessa seção encontre "Script ativo" e certifique-se de que a opção "Habilitar" esteja selecionada, caso não esteja, selecione-a.


Já no IE 6, é ainda mais simples, pois há menos opções, então deixe ativado como mostra a figura que segue:


Pronto! Agora teoricamente as funções JavaScript irão funcionar, digo isso porque se você está utilizando o Internet Explorer existem muitas variáveis que podem não funcionar...

Bom, com isso encerro esta postagem, mas dando uma dica, não dependa somente do IE, pois existem muitos outros navegadores melhores e mais confiáveis do que ele, como é o caso do Firefox.

Abraços e até a próxima!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Iniciando no Imikimi - criando uma conta no site

Olá!!!

Após uma cirurgia nada agradável, estou novamente na ativa. Porém desta vez optei por fazer um pequeno tutorial em vídeo, de como criar uma conta no site do Imikimi, site este que possibilita que sejam criadas verdadeiras obras de arte a partir de uma foto e com as opções de montagem existentes no próprio site.

Bom, mas vamos ao vídeo, o primeiro de alguns que tentarão facilitar a vida de quem não conhece muito bem a língua inglesa (pois o site é em inguês, hehe!!!) e que nunca teve contato com o Imikimi.




Bom, como podemos perceber, é muito simples criar uma nova conta, desde que sejam obedecidas algumas regras básicas de informação de username, e-mail e password, bem como aceitar os termos de uso do site.

Abraços e até a próxima postagem...!!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Problemas com modem D-Link DSL-2640T

Saudações!!!

Hoje ao dar uma passada no meu local de trabalho (apesar de estar de férias!!!), me deparei com a reclamação de um colega que citou a dificuldade em fazer o seu modem D-Link DSL-2640T funcionar e acabei lembrando que recentemente adquiri um do mesmo modelo no qual gastei alguns neurônios (e cabelos...!!!) para fazer funcionar. O estranho é que eu já tinha um modem do mesmo modelo funcionando perfeitamente na minha casa e realmente não entendi o que estava acontecendo, pensei que fosse problema de hardware, porém a indicação nos leds parecia normal. Na verdade eu já estava quase pedindo para trocar o aparelho, mas aí lembrei de um detalhe, verificar o firmware. O modem antigo era acessado pelo IP 10.1.1.1, já o novo com o IP 192.168.1.1 e comparando as versões dos firmwares, descobri que era exatamente a mesma versão, que é a que está na próxima imagem:



Então se as versões eram iguais, não custava nada eu tentar atualizar o arquivo config.bin do modem com problemas.


Primeiramente fiz o backup do arquivo config.bin do modem que estava ok no meu computador. Posteriormente instalei o outro router na minha rede e susbstituí o citado arquivo existente e depois salvei as alterações e reiniciei o modem, e agora, o modem estava funcionado normalmente.

Um detalhe é que todas as configurações do modem antigo foram herdadas pelo novo, incluindo as informações de provedor e senhas e a chave de criptografia do Access Point. O IP de acesso 192.168.1.1. também foi substituído pelo 10.1.1.1.

Então, possivelmente essa solução é válida para outros casos, uma vez que já funcionou em dois casos idênticos.

Abraços!!!