sábado, 12 de julho de 2008

Vai adquirir um novo micro? Leia isto primeiro!

Atualmente é muito fácil adquirir um bom computador a um preço bem acessível. Há várias lojas especializadas no ramo bem como outras que não são especializadas na venda e montagem de microcomputadores, mas vendem também, como é o caso das Casas Bahia, por exemplo.

Porém há de se pensar o seguinte, comprar numa loja não especializada é um bom negócio? Geralmente o preço é bem convidativo, com prestações a perder de vista. Mas se você fazer uma pergunta técnica ao vendedor verá que em quase 100% dos casos a resposta não será muito confiável, pois o mesmo não conhece exatamente o que está vendendo. O vendedor sempre dirá que o seu produto é ótimo, serve para tudo o que você possa um dia querer fazer com a máquina, mas será que é verdade? Provavelmente um vendedor dirá que um computador com 512 MB de memória RAM é o suficiente, e um HD de 80 GB é ótimo e que o Windows Starter Edition é excelente. Se você está somente preocupado com preço, compre com um vendedor desses e boa sorte, pois vai precisar...! Ah! E mais uma, suponhamos que deu um problema em seu micro que ainda está na garantia, quem vai lhe socorrer? Quanto tempo vai levar até a solução do problema? Eu faria ainda uma analogia bem interessante, embora exagerada, você compraria remédios num açougue?

Agora vamos supor que você opte por comprar um micro montado por uma empresa como a Positivo ou Dell. É uma opção interessante para quem quer um micro montado por gente capacitada e com preços bem convidativos. Se eu fosse comprar um micro montado (não confunda com fabricado, pois essas empresas apenas montam micros com peças de vários fabricantes), analisaria alguns detalhes como a configuração oferecida e ainda, onde fica a assistência técnica mais próxima! Empresas públicas, como a ECT geralmente optam por comprar computadores dessa forma, pois comprando em grande quantidade conseguem um bom preço. Universidades também costumam adquirir computadores dessa forma, como é o caso da Unidavi, que recentemente adquiriu vários equipamentos da Dell, que por sinal são muito bons, pelo menos para rodar os programas relativamente pesados como o NetBeans, Borland Delphi, Eclipse entre outros.

Comprar numa loja especializada em produtos de informática é uma escolha bem interessante na maioria dos casos. Isso por que quase sempre o vendedor tem algum conhecimento sobre os produtos que vende, pelo menos superficial. O certo mesmo é falar com o técnico responsável pela loja, pois em alguns casos, não dá para confiar muito nos vendedores... se bem que as vezes os técnicos também não entendem muito, principalmente das novidades tecnológicas. Já passei por vários problemas desse tipo antes de eu mesmo assumir a montagem e manutenção de meu equipamento. Tenha em mente o seguinte, você tem que prestar atenção em todos os detalhes da configuração de seu computador, pois todos os componentes são importantes para um bom funcionamento da máquina. Abaixo algumas dicas que podem ser úteis:

  • Processador: opte por um processador que seja rápido o bastante para atender as suas necessidades. Outros detalhes são muito importantes além do clock (essa pode ser considerada a velocidade, pelo menos nominal) interno, como o clock externo, quantidade de memória cache (muito importante para o desempenho) entre outras coisas. As principais marcas do mercado atualmente são Intel e AMD. As duas marcas fabricam ótimos produtos, mas cada linha de processador tem suas diferenças, então cuide! Quer ver isso? Olhe no site da Navenet e verifique que alguns processadores que parecem ser iguais tem preços diferentes, adivinhe o porquê disso! Ah! Outra coisa bem interessante é comprar um processador que venha bonitinho na caixinha, com o cooler original...
  • Placa-mãe: escolheu processador? Agora escolha uma placa-mãe que tire proveito de tudo que seu novo processador pode lhe oferecer. Não adianta um ótimo processador com uma placa-mãe mais ou menos. Fique atento ao Chipset que a mesma utiliza, bem como as entradas/saídas e slots disponíveis. Atualmente uma placa-mãe deve ter oito portas USB, áudio 5.1 ou algo acima disso, deve aceitar uma boa quantidade de memória RAM e de velocidade elevada, como as DDR2, slots PCI sobrando e aceitar placas de vídeo PCI Express. Opte por marcas confiáveis como ASUS e Intel, e fuja de marcas duvidosas como PCChips e tal... Em hipótese alguma compre placa mãe que venha com o processador embutido na mesma.
  • Memória RAM: uma coisa eu posso dizer, menos de 1 GB de memória RAM é pedir para se incomodar, até porque o preço está bem convidativo. Não se esqueça que a memória RAM deve ser compatível com a sua placa-mãe! As marcas mais confiáveis são Kingston, Corsair e Samsung. Não compre memória que não seja de marcas conhecidas como as citadas acima. Fique atento a velocidade de funcionamento das mesmas...
  • HD: a escolha de um bom HD vai influenciar diretamente no desempenho da máquina, pois o mesmo é considerado como “gargalo” do computador, ou seja, por ser um dispositivo mecânico, não é muito rápido como o restante do conjunto. Prefira marcas como Seagate e Samsung. Em minha opinião a Seagate é mais confiável e menos ruidosa. Evite comprar discos com capacidade menor de 160 GB. Fique de olho na taxa de transferência do modelo oferecido e principalmente, velocidade do disco... menos de 7200 RPMs, nem de brincadeira, só para notebooks... Evite comprar HDs IDE, opte pelos SATA e SATA II.
  • Placa de vídeo: vai querer trabalhar com gráficos ou jogar algum game pesado em seu micro? Compre uma boa placa de vídeo! Verifique a quantidade e tipo de memória utilizada, bem como a compatibilidade com a sua placa-mãe, obviamente. Existem várias marcas no mercado, mas as mais conhecidas são NVIDIA e ATI. As NVIDIA são comumente conhecidas como G-Force e as ATI (como a ATI Radeon) são desconhecidas por muitas pessoas, inclusive alguns técnicos! Dizer qual das duas marcas é melhor é complicado, pois varia de modelo para modelo, por exemplo de você comparar uma G-Force 5500 FX e uma ATI Radeon 9250, a ATI humilha a concorrente. Já tive ambos os modelos e posso afirmar isso com convicção. Atualmente estou com uma ATI num micro e uma NVIDIA no outro. Nesse caso a G-Force se sobressaiu, mas por uma explicação bem simples, a ATI é AGP 8X e a G-Force é PCI-Express 16X! O pacote de softwares que vem com as placas ATI é bem interessante, possibilita controlar muitas opções de vídeo, mas quando resolve dar problema... Fique atento a quem monta as placas, no caso das ATIs eu prefiro a PowerColor.
  • Placa de captura de vídeo: esse idem não é necessário, mas se quiser assistir e gravar a programação de TV em seu micro compre uma placa boa e instale num micro bom. Eu recomendo as placas da Pinnacle, que são ótimas, mas exigem um bom conjunto de hardware para funcionarem corretamente. Tenha em mente que você vai precisar de muita memória RAM, HD com boa capacidade e veloz, e outras coisa óbvias. Alguns problemas de incompatibilidade podem acontecer, como aconteceu comigo, que tinha uma ASUS A7V-266 MX e não consegui fazer a placa de captura funcionar muito bem, devido a um problema com o Chipset. Posteriormente montei outra máquina, como uma placa-mãe ASUS K8N e tudo se resolveu.
  • Gravadora de DVD: é muito importante adquirir uma gravadora de DVD, pois facilitará na hora do backup e na gravação de vídeos e outros. Uma boa marca é a LG, que ainda tem a vantagem de ter gravadoras muito baratas.
  • Modem para internet discada: não tem muita escolha, prefira Motorola ou LG!
  • Drive de disquete: você tem certeza que vai utilizar isso algum dia?
  • Fonte: depois de montar uma boa máquina você deve se perguntar se a fonte vai dar conta de todo o hardware. Tenha em mente que uma fonte boa vai lhe custar mais de R$ 70,00. Na dúvida, pergunte a quem conhece, e não para quem quer lhe vender qualquer coisa... Se a fonte for ruim, vai colocar todo o hardware em risco!
  • Gabinete: Se você investiu numa máquina boa, invista mais um pouco num bom gabinete. Tenha em mente que o gabinete deve ser espaçoso e com boa refrigeração. Não compre um gabinete porque achou ele bonitinho, compre porque achou ele bom. Um exemplo de gabinete bom é o XBLADE da Satellite, que é espaçoso, muito bem ventilado (com 3 ventoinhas), com vários sensores de temperatura, sensores de funcionamento do FAN, tem uma boa fonte e ainda é muito bonito, como você pode conferir na foto a seguir:


  • Estabilizador: compre um bom estabilizador, como um NHS ou SMS. Não compre estabilizadores ruins, pois é muito perigoso. Se puder comprar um no-break, melhor. Um comentário sobre os estabilizadores NHS, certa vez acidentalmente liguei o mesmo numa tomada 220 V e ele estava configurado para 110 V. Já dá para imaginar o que aconteceu né! Pois é, mas queimou somente o circuito de proteção, que por sinal é muito bom. Como eu mesmo fiz a manutenção, tive um gasto de R$ 2,00 para substituir um fusível, um capacitor eletrolítico e um varistor. Se fosse um estabilizador de baixa qualidade, teria estourado o transformador, aí seria um problema...!!!

Bom, acho que ficou um tanto quanto estendido esse post, mas é necessário checar esses itens para não ter problemas futuros. Qualquer dúvida, entre em contato.

Abraços!

4 comentários:

érika disse...

Não entendo muito de pcs mas amei seu site!!
Gostaria de saber se o visor que aparece no gabite faz parte do gravador de DVD?

Paulo disse...

Oi Érica! Obrigado pelo elogio... hehe!!!
Mas assim, o visor que aparece na foto, logo acima da gravadora de DVD é na verdade do próprio gabinete. Esse visor é interessante para acompanhar a temperatura interna do gabinete e de alguns componentes (apesar de não ser uma leitura muito precisa, por causa da dificuldade de fixar os sensores...), velocidade de ventoinhas, voltagens... etc. O gabinete que está na foto é um Satellite X-Blade, que é muito bom e com ótimo espaço interno, e ainda, com refrigeração feita por 3 ventoinhas... Mas o mais legal nele mesmo é a parte transparente na tampa lateral, com iluminação (feita por leds) na ventoinha lateral, na frontal, e com uma bela iluminação (que alterna cores) no display do visor...

Qualquer dúvida, entre em contato...

Abraços... Paulo Luis Steinhauser

érika disse...

... continuando rsrs
esse gabinete vem COM COOLER?
Pergunto pq na minha cidade Teresina/PI encontrei por R$179,00 à vista e o vendendor disse que vem com COOLER.
Muito obrigada!!

Paulo disse...

Nossa, vc é de longe... hehe!!! E eu que pensei que nem meus ex-colegas da faculdade iriam ler minhas postagens...
Bom, assim, com cooler não vem não, mas sim com 3 ventoinhas (bem grandes por sinal... hehe).
O que acontece é que muitas pessoas chamam essas ventoinhas de coolers, principalmente os vendedores de produtos de informática... O Cooler seria o conjunto de ventoinha + dissipador que resfria o processador e fica instalado diretamente sobre a placa-mãe. Coolers são comprados separadamente ou ainda com o processador (vale lembrar que os fabricantes de processadores sabem exatamente qual o melhor cooler para resfriar determinado tipo de processador...).
Mas assim, com esse resfriamento, este gabinete é muito bom para proteger os componentes internos de seu computador bem como dá um belo visual...

Abraços!!!