quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Enviando vídeos para o YouTube

Saudações!

Hoje vou falar rapidamente sobre um assunto bem simples mas que algumas pessoas ainda tem dúvidas,  como enviar vídeos para o site YouTube. A idéia desta postagem se deu após uma conversa com uma pessoa, que disse que não sabia exatamente como se fazia para enviar um vídeo qualquer para tal site.

Vamos partir do princípio, antes de mais nada você tem que estar logado no site do YouTube para poder fazer seu upload. Para tanto, acesse o site e clique no link "Fazer login", então aparecerá a tela onde você informará seus dados, como na figura a seguir:


Caso ainda não possua conta no site, clique em "Criar conta" no canto superior direito (por enquanto é assim, mas claro que isso pode ser alterado em alguma atualização futura, então se atenha a lógica e não a localização de cada item), e informe seus dados para criar sua conta, coisa bem simples também, como podemos ver a seguir:


Ok! Presumindo que você já criou sua conta e já fez o login, vamos a parte que mais interessa, como fazer o upload do vídeo.


Na figura a seguir, podemos ver um retângulo no lado esquerdo da tela com um botão com o label "Enviar vídeo" e um link "Gravar da webcam". Caso sua escolha seja "Enviar vídeo", verifique primeiramente se ele está em conformidade com alguns parâmetros estabelecidos, como o tamanho do arquivo, duração do vídeo e claro, não se esqueça de que alguns tipos de vídeos podem ser considerados "inapropriados" para este site ou mesmo estar infringindo algum direito autoral.


Vou fazer um exemplo aqui só para mostrar como funciona. Primeiramente tenho que saber onde se localiza o vídeo que vou carregar no YouTube, que no meu caso se encontra em "D:\Meus Documentos\Meus vídeos", e o nome do arquivo de vídeo é "Como funciona a Internet e seus equipamentos - Parte 1.wmv", como pode ser visto a seguir:


Ok! Agora no site do YouTube deve ser informado o endereço do vídeo que está no seu computador (ou em algum local da rede local...). Aí é só clicar em "Abrir" na janela "Enviar arquivo".
.

Feito isso, inicia-se o processo de upload, que certamente irá demorar um pouco, dependendo de sua taxa de transferência de upload (que geralmente é bem menor do que a taxa de download, como acontece na ADSL). Aproveite esse tempo para preencher os campos "Informações do vídeo e configurações de privacidade", como pode ser visto na imagem que segue:

Para salvar essas alterações, clique no botão "Salvar alterações".
Após o carregamento do vídeo, veja se está tudo ok. Provavelmente o vídeo não estará disponível para visualização por um certo tempo, mas isso é normal. 
Veja que após o carregamento do vídeo, aparece uma mensagem dizendo que o arquivo foi enviado, mas que ainda está sendo processado.


Aguarde mais alguns instantes e aparecerá o link que corresponderá ao endereço de seu vídeo, como podemos ver na imagem que segue:


Clicando sobre esse link, você terá acesso ao seu vídeo recém carregado. 


Bom, se deu tudo certo no carregamento do vídeo, você já pode assistí-lo e utilizar o link para acessá-lo quando quiser, e claro, pode passar o link para seus amigos...

Como vimos, é tudo bem simples, basta ter um pouco de paciência para carregar o vídeo...

Abraços a todos!!!

Nenhum comentário: